Quinta, 18 Abril 2024

Manato nega prática de censura à imprensa e diz que foi ofendido

Manato nega prática de censura à imprensa e diz que foi ofendido

O deputado federal Calos Manato (PSL), candidato derrotado ao governo do Estado nas últimas eleições, negou em nota qualquer prática de censura à imprensa e diz que foi ofendido pelo jornalista Marcos Rosetti, impedido por ele de participar de reunião da bancada capixaba na Câmara Federal nessa terça-feira (16). 


“Depois de informado de que sua presença não seria permitida naquela sala, o jornalista, de forma desrespeitosa e debochada, se recusou a sair”, segundo diz o documento, assinado por sua assessoria.



Vídeo gravado pelo jornalista, porém, mostra que ele pediu ao coordenador da bancada, deputado Marcus Vicente (PP), que confirmasse a sua retirada.“Se o coordenador mandar, eu saio numa boa”, disse Rosetti, e logo em seguida o deputado Manato exclama: “Então não vai ter reunião”. A partir desse ponto começa uma discussão até o jornalista sair da sala, chamando-o de “corrupto e covarde”.



A matéria de Século Diário foi feita baseada na nota oficial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Espírito Santo (Sindijornalistas-ES) e no vídeo gravado pelo jornalista, que circula nas redes sociais e foi anexado ao documento divulgado pela entidade de classe.  



O deputado afirma que “Rosetti foi informado que aquela reunião da bancada parlamentar seria restrita aos parlamentares e seus assessores, sendo vetada a entrada de jornalistas naquele momento”. 



Na sala já estavam, além do deputado Manato, alguns assessores e os deputados federais Marcus Vicente, Lelo Coimbra (MDB) e Jorge Silva (SD). Depois de informado de que sua presença não seria permitida naquela sala, o jornalista, de forma "desrespeitosa e debochada, se recusou a sair", afirma a nota. 



E complementa: “Neste momento, o deputado federal Manato foi em busca de um segurança da Câmara para que o direito dos parlamentares fosse garantido, uma vez que a presença de jornalistas ali não era permitida, mesmo os credenciados para circularem nas dependências da Câmara Federal”.



Segundo a assessoria, “não houve qualquer ato de censura, uma vez que, o jornalista poderia entrevistar quem bem quisesse ao fim da reunião. Mas, ele foi insistente, desagradável e inoportuno, chamando o deputado de autoritário por querer cumprir um direito que é dele e está garantido no Regimento da Casa.



No vídeo divulgado pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado (Sindijornalistas-ES), é possível ver que Manato parte para cima do jornalista, exigindo a sua retirada da sala – apesar da presença de outras 14 pessoas, inclusive outros jornalistas. “Então não vai ter a reunião, é problema meu. Pode retirar ele. Ele não é deputado federal. Eu sou autoritário" disse Manato aos berros, comportamento inconstitucional e incompatível com a democracia brasileira, como critica a entidade. A reunião tratava das emendas da bancada ao orçamento da União do próximo ano.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/