Terça, 16 Abril 2024

Mão pesada

A classe política capixaba vive um momento de profunda mudança em seu comportamento. Depois de mais de uma década vivendo em torno de uma política de grupo, tendendo a se unir cada vez mais, visando à manutenção do poder, experimenta uma espécie de glasnost, com a flexibilização das articulações, o que tem deixado muita gente perdida na escolha dos grupos com os quais vai se unir.
 
Depois de se livrar do controle rígido da unanimidade, com um policiamento baseado em uma política maniqueísta que inviabilizou a oposição ou a busca de palanques alternativos nas disputas estaduais, há a possibilidade de o Estado ter quatro palanques eleitorais para a disputa do governo em 2014. Mas os petistas do Estado estão percebendo que a mão pesada de Hartung não era a única a segurar o partido dentro de sua composição. 
 
O ex-presidente Lula quer forçar uma coligação com o PMDB para a disputa do próximo ano, no sentido de isolar o palanque de Eduardo Campos nos estados, garantindo assim a reeleição de Dilma Rousseff, a qualquer custo. Vale até esquecer o passado de atribulações com o ex-governador capixaba. 
 
Mas depois de tanto tempo acostumadas a uma política de unanimidade, uma separação tão brusca causa traumas. O PT do Estado entende que suas chances de conseguir espaço político estão no palanque do governador Renato Casagrande. Para o grupo no Estado, a proposta de neutralidade do governador atende aos interesses da nacional e acomoda as lideranças locais.
 
Até porque não há garantias de que a aliança com o PMDB vai garantir a eleição de Dilma. Há coisas que fogem a essa movimentação. Se mais tarde o PSB entender que haverá mais chances com a troca de candidato presidencial, com Marina Silva na disputa em vez de Eduardo Campos, a possibilidade de segundo turno com  Dilma Rousseff se torna mais palpável e evidentemente os estados com eleitorado menor vão ganhar importância. Só que no Espírito Santo a tendência por Marina é grande. Não há garantias que os virtuais candidatos do PMDB - Hartung ou Ricardo -  vão puxar o palanque de Dilma, considerando que o PT de Dilma tem uma dificuldade histórica com o eleitorado capixaba.
 
 
Fragmentos:
 
1 – O ex-governador Paulo Hartung inaugurou seu blog na internet dizendo de sua felicidade em experimentar a ferramenta e prometendo que vai responder individualmente a todos que mandarem mensagens. 

 
2 – É estranho que uma das figuras mais influentes da política capixaba tenha demorado tanto a entender que a internet é um dos canais mais promissores para o contato com o eleitor. 


3 – Hartung, que sempre fez política de gabinete, agora se vê diante de uma nova realidade político-cultural. Será que ele vai saber lidar com a interatividade? Porque nem todas as mensagens serão de declaração de amor. Internet é assim. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 16 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/