Terça, 23 Abril 2024

Marcelo Santos é o novo líder do Governo na Assembleia

Marcelo Santos é o novo líder do Governo na Assembleia

O deputado Marcelo Santos (PDT) é o novo líder do governo estadual na Assembleia Legislativa. A mensagem do governador Paulo Hartung (MDB) comunicando a mudança foi lida na sessão ordinária desta quarta-feira (17). Marcelo informou aos colegas de Plenário que auxiliará no processo de transição entre a atual e a próxima gestão, de Renato Casagrande (PSB), adversário do atual governador.


“O governo nos deu autonomia para dialogar com a equipe de transição”, comentou o pedetista, repetindo o discurso de emissários de Hartung, de que a atual gestão pretende realizar uma “transição tranquila e equilibrada”.


De acordo com o parlamentar, as proposições enviadas à Casa pelo governador Paulo Hartung serão discutidas com a equipe do próximo governador. “Qualquer medida será debatida antes com a equipe de transição”, garantiu. O grupo de Casagrande tem reclamado de projetos aprovados na Casa e medidas anunciadas pelo atual governador no "apagar das luzes" de seu terceiro mandato, que irão impactar os caixas nos próximos quatro anos.


A liderança do governo estava sendo ocupada pelo deputado Jamir Malini (PP). Ele assumiu a vaga em agosto, com a saída de Rodrigo Coelho (PDT) para ocupar cadeira como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Como Malini era o vice-líder na época, acabou assumindo interinamente o cargo de mediador entre o Executivo e o Legislativo estadual.


Com a mudança na liderança, Malini retorna à posição de vice-líder. De acordo com os artigos 12 e 13 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa (Resolução 2.700/2009), o governador do Estado pode indicar deputados para os cargos de líder e vice-líder do governo.


O líder tem como prerrogativa fazer uso da palavra no período do Grande Expediente em defesa da linha política governamental; participar dos trabalhos de qualquer comissão de que não seja membro, sem direito a voto, mas podendo encaminhar ou requerer verificação da votação; e encaminhar a votação de qualquer proposição sujeita à deliberação em plenário.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/