Quinta, 25 Abril 2024

Moradores de rua de Vitória são 78% negros e pardos

Moradores de rua de Vitória são 78% negros e pardos

A Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) divulgou, nessa quarta-feira (15), o resultado de pesquisa realizada junto aos moradores de rua no município. O diagnóstico aponta que 78% deles são negros e pardos, e o restante dos entrevistados, brancos. 



O levantamento é da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e constou de 2,3 mil abordagens a pessoas em situação de rua, no período de janeiro a maio deste ano. Os homens são maioria nessa situação. Ao todo, são 77% do sexo masculino contra 23% do feminino, sendo a maior parte com idade entre 30 e 39 anos. A prefeitura não diz, porém, o total de pessoas em situação de rua na Capital.


O levantamento revelou ainda que 47% dos entrevistados não souberam dizer o tempo que estão nas ruas, mas 22% afirmaram que vivem nessa situação entre um e cinco anos. Do total de pessoas que responderam, apenas 27% delas são de Vitória. O restante vem de outros municípios e estados.


Entre os moradores em situação de rua, existem guardador de carro, catador, pessoas que vivem no mercado informal, mas a maioria delas está desempregada. De acordo com a pesquisa, são cerca de 225 sem trabalho.


Álcool e crack são as principais drogas utilizadas por essas pessoas nas ruas. Em seguida vem cigarro, maconha, cocaína e tíner. E é justamente a dependência química o principal motivo para estarem nas ruas. Depois dele, vem conflitos, desemprego, violência, ameaça e negligência.


Outro dado importante é que na avaliação da equipe da Semas foram identificados que muitos possuem família, mas romperam o vínculo por ser uma relação conflituosa e fragilizada.


A prefeitura de Vitória assinala que não pode obrigar ninguém a sair da rua. Mas que busca criar vínculos de confiança e superação, em que as pessoas em situação de rua percebam a importância da reinserção familiar e social, para superação da condição atual.


A  Semas informou que possui uma rede de atendimento, chamada Escola da Vida. Oferece  serviços como abordagem, Centro Pop, Albergue para Migrante, Hospedagem Noturna, Casas Lares, Abrigo, Casa República, alojamento para famílias, Consultório na Rua e Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/