Sexta, 19 Abril 2024

Moradores do Morro da Piedade realizam Caminhada pela Paz neste domingo

“Cada palavra e o caminhar pelo morro foram emocionantes. No caminho, reencontramos as pessoas, ouvimos as demandas, vimos as casas abandonadas e o vazio de muitos pontos”. Com essas palavras, o representante da ONG Raízes da Piedade, Jocelino Júnior, resumiu o sentimento da Caminhada pela Paz, evento realizado neste domingo (1) no bairro, que contou ainda com um culto ecumênico, e também teve um tom de protesto. A comunidade continua aguardando resposta da Secretaria de Estado da Segurança (Sesp) sobre pedido de reunião protocolado semana passada na Secretaria. 


Os moradores querem ser ouvidos pelos representantes do Estado sobre o local para instalação do posto policial. O desejo da maioria é que a base seja montada na parte alta do Morro da Piedade. Participaram da Caminhada Pela Paz cerca de 50 pessoas, além de moradores, integrantes de movimentos sociais e lideranças religiosas, sobretudo ligadas à Igreja Católica. Houve também apresentação do grupo de dança Griôs.


"Não, a Caminhada pela Paz hoje não foi na orla de Camburi. Não contou com a presença dos políticos tradicionais e tampouco gerou a repercussão que merecia. Mas sim, foi um momento significativo e potente em que a comunidade da Piedade novamente mostrou sua força. Gratificante participar deste momento", disse o coordenador do Círculo Palmarino, Lula Rocha.


Num encontro realizado no último dia 23 deste mês, somente a Prefeitura de Vitória compareceu, o que resultou na decisão de não ceder ao governo as áreas do telecentro e do Centro de Vivência, localizadas no pé do morro, para a instalação de um posto da Polícia Militar. A comunidade reagiu contrária ao projeto anunciado em coletiva de imprensa pelo governo do Estado, uma vez que sequer foi consultada sobre, e também porque deseja que a base da PM seja instalada na parte mais alta do bairro. 

De acordo com representantes da ONG Raízes da Piedade, o fato de a Prefeitura ter recuado na decisão foi uma vitória, mas não total. “Ganhamos o primeiro tempo; agora temos o segundo. A luta continua porque a Sesp precisa nos ouvir. Eles não abrem nenhum canal de diálogo e, assim, fica difícil”, disseram. Por meio da fanpage da entidade, mais informações: “Agora, estamos vigilantes quanto à escolha do local de construção da base da Polícia". 


Moradores deixam a comunidade


Desde o ano de 2010, quando os conflitos do tráfico se intensificaram no bairro da Piedade, no Centro de Vitória, 203 pessoas deixaram a comunidade, o que corresponde a 60 residências desocupadas. Os dados foram divulgados pelo Grupo Raízes da Piedade no dia 15 deste mês. Apenas neste ano, segundo a organização, 128 pessoas se mudaram do bairro, o que representam 40 casas vazias desde janeiro; dados atualizados no último dia 18. 


Neste ano, pelo menos, quatro jovens foram assassinados no morro, incluindo os irmãos Damião, 22 anos, e Ruan, 20, crimes que alcançaram grande repercussão no final de março deste ano. No mês passado, Walace de Jesus Santana, 26 anos, foi a vítima mais recente. Foi assassinado próximo ao projeto social Raízes da Piedade. Além do assassinato, os criminosos invadiram a casa da mãe do jovem, onde também morava sua avó de 93 anos, e colocaram fogo nos cômodos. Além dos três jovens, Lucas Teixeira Verli, de 19 anos, por sua vez, foi assassinado no dia 28 de maio.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/