Quinta, 18 Abril 2024

PMV entrega últimas permissões de táxis de licitação polêmica

PMV entrega últimas permissões de táxis de licitação polêmica

Uma licitação da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) ainda da primeira administração Luciano Rezende (PPS) recebe um ponto final nesta quarta-feira (15), com a entrega de 48 permissões para taxistas na Capital. 


A licitação deu panos para mangas e gerou duas Comissões Parlamentares  de Inquérito (CPIs), na Assembleia Legislativa (Ales) e Câmara de Vitória.


A prefeitura informa que os permissionários que recebem as  licenças  “participaram de uma licitação que ocorreu em 2015 e foi homologada em 2016. À época, 108 candidatos foram aprovados e, agora, os últimos 48 recebem suas permissões”.


A entrega das permissões é feita pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura de Vitória (Setran). Assinados os contratos, os permissionários conhecerão os pontos onde poderão atuar. Também recebem da Setran toda a documentação necessária para aquisição de carros com desconto, informa a prefeitura.


A licitação que Luciano Rezende encerra nesta quarta-feira foi parar no  Tribunal de Contas do Estado (TCE). As denúncias  foram feitas pelo deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), em 2017, mas o tribunal simplesmente determinou o seu arquivamento. 


As denúncias  surgiram do conjunto de suspeitas de corrupção que se tornaram alvo das duas CPI’s: a da Máfia dos Guinchos, na Assembleia Legislativa, da qual Enivaldo é presidente, e a do Táxi, na Câmara de Vitória.  


As apurações apontaram como o mercado de táxi de Vitória servia de fonte de lucro a um grupo restrito de administradores de placas ou, mesmo, a profissionais liberais (advogados e servidores públicos, por exemplo) que lucravam mesmo sem dirigir o veículo, contrariando a legislação municipal, que obriga os permissionários a trabalharem.


As investigações citaram o ex-secretário municipal de Transportes e hoje vereador de Vitória, Max da Mata (PDT), e dois ex-vereadores acusados de integrar o círculo do esquema de montagem de frotas particulares de táxi, Rogerinho Pinheiro (PHS) e Devanir Ferreira (PRB).  

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/