Quinta, 25 Abril 2024

Prefeitura recua em exposição do tempo de consulta em painéis

Prefeitura recua em exposição do tempo de consulta em painéis

Depois de muita pressão das entidades médicas, entre elas o Sindicato dos Médicos do Espírito Santo e o Conselho Regional de Medicina (CRM), a Secretaria de Saúde de Vitória resolveu retirar a exposição pública do tempo das consultas realizadas pelos médicos. A informação estava sendo exposta nas recepções das unidades de Pronto-atendimento da Capital, em cumprimento à lei aprovada pela Câmara de Vereadores. 


Em reunião com representantes do Sindicato dos Médicos, nessa quinta-feira (2), a secretária de saúde de Vitória, Cátia Cristina Vieira, explicou que decisão de retirada do tempo das consultas nas telas também foi acertada depois de reuniões entre o Ministério Público do Estado (MPES) e a prefeitura. Com os entendimentos, ficou definido que serão mantidos apenas o nome do médico e o CRM do profissional. A mudança que será implementada a partir da próxima semana. 


O presidente em exercício do Simes, Rogenir Roque Rodrigues, explicou que as entidades médicas estão empenhadas em mostrar que a lei aprovada pela Câmara é inconstitucional e expõe os médicos, causando insegurança aos profissionais.  “Vamos manter o dialogo em reuniões com a prefeitura para chegarmos a um denominador comum, que seja bom para o médico e para a população”, afirmou.


Lei 9.171/17


A exposição, em tempo real, dos nomes dos médicos, especialidades, tempo de atendimento e o intervalo estavam sendo expostos em painéis eletrônicos nas recepções dos PAs da Capital desde o dia 25 de junho deste ano. A obrigação vem desde o dia 31 de agosto de 2017, quando da publicação no Diário Oficial do Legislativo Municipal de Vitória da Lei nº 9.171/17, de autoria do vereador Leonil (PPS), que obriga a disposição dessas informações em telas eletrônicas.


“A prática da lei torna possível o acompanhamento e fiscalização por parte da população e outros entes fiscalizadores. Essa transparência vai contribuir para a melhor prestação dos serviços”, informou Leonil à época.


A legislação foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vitória no dia 26 de julho de 2017 e publicada no DIO Legislativo Municipal em 31 de agosto do mesmo ano, tendo como base a Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, conhecida como a Lei de Acesso à Informação, que obriga a União, Estados e Municípios a garantirem transparência nas informações públicas ao cidadão.


Outra legislação 



Neste ano, no dia 12 de julho, os vereadores da Comissão de Constituição, Justiça, Serviço Público e Redação da Câmara de Vitória aprovaram o projeto de lei 90/2018, do vereador Fabrício Gandini, também do PPS, que determina que as Unidades de Saúde do Município de Vitória devem divulgar em local de visibilidade e destaque a nota média dada pelo usuário e o número de faltas nas consultas por mês. A divulgação será feita mensalmente em painel eletrônico. 


O objetivo é dar publicidade à administração pública para que o cidadão possa acompanhar os atos da gestão. O projeto está em apreciação no Plenário.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/