Sexta, 29 Março 2024

Protagonismo

Apesar da tentativa das lideranças envolvidas na discussão de um palanque alternativo ao governo do Estado, a articulação está consolidada e a classe política do Estado já se movimenta no sentido de se reorganizar, diante da possibilidade de uma mudança de direção com o fim da unanimidade. Mas o governador Renato Casagrande segue como protagonista do processo eleitoral, embora seus movimentos do fim de semana tenham denunciado a reação à ação nacional. 
 
O governador vai ao simbólico reduto petista, a feira de Jardim da Penha para falar em lealdade e traição, agradece ao prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS), seu mais aliado mais próximo e  para lançar ações de segurança. A atividade foi tida nos meios políticos como um recado nas entrelinhas. 
 
A capacidade de avanço é maior para o governador, ele articula melhor com o bolo político do Estado. O ex-governador Paulo Hartung tem ainda seu potencial político a ser considerado e muito, mas depende desta movimentação de Lula para entrar no processo e só terá êxito se o PT for para o lado dele. 
 
Apesar da reação do PT, Lula tem autonomia para fazer as costuras em nome da manutenção do governo Dilma e neste sentido a unanimidade com o compromisso de neutralidade de Casagrande não serve ao interesse do ex-presidente. Hartung, de outro lado, tem apenas um pequeno grupo na Assembleia, que pode ser ruidoso, mas não chega a atrapalhar o processo. 
 
Entretanto, a vantagem de Hartung está na disputa em si. Casagrande não é o tipo de candidato que vai para o embate. Teve a chance de rebater o governo passado, na ocasião da divulgação do estudo que mostrou o aumento dos gastos, mas foi para a Assembleia, em sua prestação de contas, com discurso ideológico, em vez de retomar a herança do antecessor. 
 
 
Fragmentos:
 
1 – No encontro do PT, nesse sábado na região do Caparaó, a senadora Ana Rita e o presidente do PT, João Coser dividiram a mesa do evento. O clima entre os dois não anda nada bom, depois que a senadora contestou nacionalmente a decisão em favor de Coser no encontro de delegados do partido no sábado (15).
 
2 – Apesar de negar a participação no encontro com Lula, Hartung e o ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), Coser não estaria convencendo a militância do partido, que cobram dele o compromisso firmado por Rui Falcão. A notícia correu forte nos meios políticos na semana passada.
 
3 – No Palácio Anchieta, a movimentação já era conhecida desde o início da semana e também provocou muitas reações entre os interlocutores do governador Renato Casagrande. 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/