Quinta, 28 Março 2024

Quem foge de quem?

Quem foge de quem?


A 18 dias das eleições, o governador Paulo Hartung continua apagado no processo, pelo menos, “para fora”. Embora apareça, vez ou outra, em reuniões políticas e alguns eventos, e faça anúncios de muitas obras não concluídas em seu governo (tanto do atual mandato como dos anteriores), a expectativa de que Hartung pudesse apoiar publicamente aliados na campanha eleitoral ainda não se concretizou. A não ser em relação ao presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (PRB), a quem prestigiou no lançamento da candidatura à reeleição em seu reduto eleitoral, Aracruz, norte do Estado. Na ocasião, Hartung tratou sua primeira subida num palanque eleitoral deste ano como simbólica, repetindo o discurso de “oxigenação na política”. Quase um mês se passou do “reforço” a Erick, porém, e nada do governador posar para foto com outros candidatos. Muito menos com um dos postulantes ao Palácio Anchieta. Conhecido por não ter a mínima vocação para derrota, alvo de críticas de todos os lados, e com um amplo leque de aliados beijando a mão do adversário, Renato Casagrande (PSB), não se sabe se é Hartung que foge dos candidatos ou o contrário! Vai parar só no Erick? Não é possível...


Ameaça

Nessa história do Erick, aliás, a digital de Hartung foi encontrada também no movimento vitorioso para barrar a candidatura à Assembleia do ex-prefeito de Aracruz, Ademar Devens (PSD). A Justiça Eleitoral acatou os argumentos pela impugnação e ele está fora, beneficiando o presidente da Assembleia, que não encontra caminho fácil à reeleição.


Ameaça II

O pedido foi apresentado pelo deputado estadual Enivaldo dos Anjos, que tenta a reeleição pelo mesmo partido, ao lado de Esmael Almeida. Devens havia sido colocado, a contragosto, na disputa à Câmara dos Deputados, mas recorreu à Justiça.


Vários capítulos

O mercado político da Serra, que acompanha com lupa o julgamento do processo que acusa de nepotismo o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) na 3ª Câmara do Tribunal de Justiça (TJES), fez uma matemática dos sucessivos adiamentos que empurram o caso para depois das eleições. Nesta terça-feira (18), foi a 22ª vez que isso aconteceu...


Vários capítulos II

O desembargador-relator Samuel Meira Brasil Junior, como consta nos registros, adiou o julgamento 12 vezes (agora remarcado para a próxima terça, 25); Ronaldo Gonçalves de Sousa e Dair José Bregunce de Oliveira, duas cada um; Telêmaco Antunes de Abreu Filho, três; e Eliana Junqueira Munhós Ferreira, uma.


Vários capítulos III

A expectativa em relação à decisão em segunda instância é que Vidigal, candidato à reeleição, poderia se tornar inelegível no caso de manutenção da condenação pela Justiça da Serra. Vidigal foi acusado de nomear a irmã Maria Emília ao cargo de assessora especial durante seu mandato de prefeito. Há quem ainda acredite que ele corre risco de não tomar posse.


Campo ‘inimigo’

A candidata ao governo pelo PT, Jackeline Rocha, tem agenda nesta quarta-feira (19) com o grupo de empresários da área varejista, na sede da Federação do Comércio (Fecomércio), em Santa Lúcia, Vitória. Justamente um dos setores que mais apoiaram as reformas do governo do presidente Temer, contra o qual o programa do partido de Jackeline bate pesado.


Meio Ambiente

O presidente da ONG Juntos-SOS Espírito Santo Ambiental, Eraylton Moreschi, divulga nas redes sociais os “parceiros ambientais” das eleições deste ano, referindo-se ao “apoio irrestrito nas causas ambientais”. Na publicação, estão os deputados estaduais Gilsinho Lopes (PR), candidato à Câmara dos Deputados, e Sergio Majeski (PSB), que busca a reeleição.


Falou, falou...

Depois de muitos Gabinetes Itinerantes, a gestão do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), realizou um com nome “Consolidado”, para analisar as demandas apresentadas. Foram 1,1 mil propostas, reduzidas a 785 (67% serviços e 32,7% obras), devido à repetição, como informou a prefeitura. E quais serão as prioridades? Resposta: depende do orçamento previsto para 2019.


No comando

A propósito, quem responde pela prefeitura até esta quinta-feira (20) é o vice, Sérgio Sá (PSB). É a quarta vez que ele assume o cargo no lugar de Luciano, que está em Medelín, na Colômbia, para o 3º Congresso Iberoamericano de Prefeitos.


PENSAMENTO:

“A perplexidade é o início do conhecimento”. Khalil Gibran

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/