Terça, 23 Abril 2024

Quem leva?

Quem leva?


A expectativa de entidades da sociedade civil e de boa parte do eleitorado capixaba de que o delegado Fabiano Contarato (Rede) alcançasse Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB) na eleição ao Senado, que já era alta, se consolidou ainda mais nesta quinta-feira (4), com a divulgação da pesquisa Dattamarketing/A Tribuna. Já há quem aposte, inclusive, que não tem jeito mais de ele perder a cadeira, jogando a ameaça para os dois senadores que buscam a reeleição, com risco maior para Ricardo Ferraço (PSDB). Mas e a quarta candidatura, de Marcos do Val (PPS), que também segue em crescimento constante e encosta no primeiro bloco? Considerando o elevado índice de indecisos (39,82%) na menção estimulada e espontânea (44,58%), a única certeza, mesmo, é que terá disputa acirrada até os 45 minutos do segundo tempo da votação, neste domingo (7). Para tentar outra surpresa na disputa,  o ex-governador Renato Casagrande (PSB) coloca gás em Do Val nesta reta final, aproveitando-se da sua liderança na corrida ao Palácio Anchieta. Já o governador Paulo Hartung confirmou nesta quinta-feira (4) o que foi tratado nesta coluna há dois dias: Contarato é seu candidato. Mas ele incluiu nessa o senador Ricardo Ferraço (PSDB), que, só para lembrar, está no palanque de Casagrande, principal adversário de Hartung. Ah, a política...


Mesa aberta

Números da pesquisa: na estimulada, Magno Malta tem 31,61%, Ricardo Ferraço 30,21%, Contarato 29,47% e Do Val 17,73%. Na espontânea, a ordem muda: Contarato 17,45%, Magno 13,38%, Ricardo 7,96% e Do Val 5,25%. Quer dizer, a contagem das urnas promete!


Passo à frente

Já no cenário ao governo, Carlos Manato (PSL) ainda não garantiu o segundo turno, como tem lançado por aí, mas manteve o crescimento e passou a senadora Rose de Freitas (Podemos). Continua, no entanto, longe do território dominado pelo presidenciável do seu partido no Estado, Jair Bolsonaro, que lidera as intenções de votos com folga. 


‘Vem cá, te conheço?’

O vereador de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), pelo visto, arrumou a mesma lista de telefones do ex-prefeito de Vila Velha Rodney Miranda (DEM) para pedir votos à Assembleia Legislativa. As mensagens dele, porém, chegaram pelo WhatsApp; a de Rodney, candidato à Câmara dos Deputados, por torpedo. Sério que essa estratégia de invadir os celulares alheios rende frutos eleitorais?


Ponta da língua

Não sei se o “treinamento” foi para todos, mas tem gente esbarrando com cabo eleitoral do deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD), em Vitória, que não se limita à missão de só entregar santinhos. O discurso está na ponta da língua. Primeira fase: conhece a CPI da Máfia dos Guinchos?


Bandeira

O destaque do panfleto é o mesmo. “Este homem acabou com a Máfia dos Guinhos”. Outras assuntos são a CPI da Sonegação Fiscal, denúncia à Vale por conta do pó preto, o pagamento dos 11,98% aos servidores da Assembleia, e o retorno do pagamento da conta de luz no Banesfácil. E aí, convence?


Alô, TRE!

A reta final de campanha tem sido marcada por denúncias e mais denúncias, principalmente no interior do Estado. Nessa quarta-feira (3), circularam vídeos no WhatsApp que indicam crime eleitoral em Itapemirim (sul) e São Gabriel da Palha (noroeste). O primeiro diz que servidores públicos estão atrás de votos para candidatos do prefeito, Thiago Peçanha Lopes (PSDB), em horário de expediente. O outro, de distribuição de cestas básicas em troca de voto. 


Alô, TRE I!

No caso de Itapemirim, o vídeo foi gravado pelo vereador Waldemar Pereira Gama (PRP), conhecido como Bill. “São funcionários pagos pela municipalidade a serviço de candidatos do prefeito tampão, irei denunciar esse abuso do poder econômico com uso da ‘maquina pública”, indignou-se. 


Alô, TRE II!

Bill cita como candidatos do prefeito o deputado federal Lelo Coimbra (MDB), os deputados estaduais Euclério Sampaio (DC) e Marcos Mansur (PSDB) – os três à reeleição - e Marco Vivacqua (PTB), que tenta entrar na Assembleia. Ache o erro na lista do vereador...o candidato do prefeito à Câmara não deveria ser o vice-governador César Colnago (PSDB)?


Uniforme

Por falar no TRE, o pleno decidiu, nesta quinta-feira (4), permitir que o eleitor use roupas, como camisas, que façam referência ao seu candidato no dia da votação. “Tô” até vendo...


PENSAMENTO:

“O perigo de uma meia verdade é você dizer exatamente a metade que é mentira”. Millôr Fernandes

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/