Sábado, 20 Abril 2024

Ruas do entorno do terminal de Jardim América começam a ser asfaltadas

Ruas do entorno do terminal de Jardim América começam a ser asfaltadas

A recuperação das ruas  no entorno do Terminal de Jardim América, em Cariacica, começou na quarta-feira (3), anuncia a prefeitura. O trabalho está a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e foi iniciado pela rua Bahia, que dá acesso à BR 262. 


Ainda segundo a prefeitura, o serviço será realizado também nas ruas Pará, Maranhão e Argentina. Essas vias, por receberem um fluxo constante de veículos pesados e estarem numa área de solo úmido, tiveram o asfalto deteriorado mais rapidamente, alega o órgão. O transtorno era o grande número de buracos, dificultando o trânsito, como reconhece a prefeitura.


A prefeitura informou ainda que a velha camada de asfalto, já desgastada, será retirada. Assim, será feita uma nova aplicação.


As melhorias fazem parte de um pacote de drenagem, pavimentação e recapeamento, fruto de um convênio entre o município de Cariacica e o Governo do Estado na ordem dos R$ 2, 7 milhões, assinado em 19 de setembro. 


Além de Jardim América, serão beneficiadas as ruas Gavião e Garça, em São Conrado; Rua da Matriz/Esmeralda, em Campo Grande e São Geraldo; ruas Floriano Peixoto e do Sesi, em Porto de Santana; rua Dois Irmãos, em Campo Grande; e Rua Virgínia Maline Ramos, em Alzira Ramos.


A previsão da Seminfra é que os trabalhos sejam concluídos em 60 dias. Até lá, os ônibus do Transcol farão rotas alternativas de acesso ao terminal, conforme planejamento da Ceturb.


As vias ficaram sem manutenção por meses. Na rua Bahia, um dos buracos - eram vários em um  pequeno trecho - cobria toda a rua de lado a lado. As pessoas da comunidade tentavam minimizar o problema, colocando pedras no buraco, mas não adiantava.


As crateras na ruas causam a quebra dos ônibus e o custo do conserto é bancado por  todos os usuários do Transcol na Grande Vitória. 


Usuários e motoristas prejudicados se queixavam da situação e da falta de ação tanto da prefeitura de Cariacica quanto do governo do Estado. A responsabilidade do Estado é pela Companhia Estadual de Transportes Coletivo de Passageiros do Estado (Ceturb).


O Terminal


Além das ruas de acessos ao local, também o Terminal de Jardim América apresenta problemas. A gravidade destes problemas e os riscos que correm os usuários não são de conhecimento público.


No caso do Terminal de Jardim América, a responsabilidade pela manutenção é exclusiva da Ceturb. A empresa também será responsável por eventuais acidentes que a falta de manutenção no terminal causar.


No Terminal de Jardim América, oito colunas estão cercadas há meses por tapumes. De tão antigos, alguns estão estragando. Os tapumes formam uma reta e são visíveis os sinais na estrutura de que existem problemas. Há buracos nas juntas das vigas. 


Cercar as colunas parece ser a única ação da Ceturb no local. Há temor de que o problema estrutural possa colocar o terminal em risco, como ocorreu com os usuários do Terminal de Itaparica, onde o telhado ameaça desabar. A situação era tão grave que a Ceturb foi obrigada a interditar o terminal.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/