Quinta, 18 Abril 2024

Saída de Amaro da disputa ao Senado muda cenário e sinaliza volta de Hartung

Saída de Amaro da disputa ao Senado muda cenário e sinaliza volta de Hartung

A saída do deputado estadual Amaro Neto (PRB) da disputa ao Senado provocou uma reviravolta no cenário político, favorecendo a reeleição do senado Ricardo Ferraço (PSDB) e deixando à míngua vários deputados estaduais, e com força para trazer de volta, como candidato à reeleição, o governador Paulo Hartung. 


A decisão, anunciada pela direção nacional do PRB na quarta-feira (1º), limpa o caminho para o senador Ricardo Ferraço ,que embora esteja bem colocado nas pesquisas, temia os indicativos de um crescimento de Amaro depois de colocada a campanhas nas ruas. 


Com o favorecimento a Ferraço, o PSDB, que é presidido pelo vice-governador César Colnago, abre a possibilidade de se reinventar e chamar Hartung de volta à cena, com a justificativa de que seus aliados não podem ser deixados pelo caminho.   


Esse cenário é sinalizado, ganhando força com o comportamento de Hartung, que evita aparições públicas, a fim de não ferir a lei eleitoral, impedindo-o de ser candidato à reeleição. 


A saída de Amaro possui outros lances, relacionados à dobradinha entre os senadores Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço, que atuaram em conjunto com a chamada bancada evangélica em 2017, chegando a gravar alguns vídeos juntos, relacionados à reforma Trabalhista e outros temas. 


Eles são muito próximos, assim como Magno é muito relacionado com o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela, fundador do PRB, e também do presidente do partido, Márcio Fortes, que comunicou a decisão à senadora Rose de Freitas. A proximidade do grupo nunca foi desfeita, embora tenham seguido caminhos diferentes em busca do fortalecimento de suas bases eleitorais. 


A decisão de retirar Amaro Neto do caminho de Ferraço foi adotada na convenção do partido, dia 1º de agosto, em Brasília, dois dias depois de firmada a aliança com a candidata Rose de Freitas, sacramentando a candidatura de Amaro ao Senado. 


A saída dele deixa perdidos os 20 deputados estaduais que em 2017 assinaram documento de apoio à sua candidatura ao Senado, para tê-lo como puxador de votos, e agora terão que achar outro caminho. Alguns perdem inclusive a possibilidade de reeleição. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/