Terça, 23 Abril 2024

Tabuleiro eleitoral




Uma informação publicada dia desses na imprensa corporativa chamou atenção do mercado político. Falava da possibilidade de o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) aumentar a lista de prováveis candidatos à Prefeitura de Vitória no próximo ano. Embora não pareça, tem sua dose de procedência, como atestam interlocutores nos bastidores. O que dizem é que este seria um desejo da executiva estadual do partido, que tem no deputado uma liderança forte para a disputa, valendo-se do seu capital eleitoral e do papel que vem desempenhando na Assembleia Legislativa. Mas tal projeto esbarra no diretório de Vitória, que tem no comando o secretário municipal de Meio Ambiente, Max da Mata, aliado de primeira hora do prefeito Luciano Rezende (PPS). O temor do grupo de Luciano não é à toa. A entrada de Enivaldo complicaria ainda mais a situação do prefeito, que além de sofrer processo de desgaste, enfrentará uma batalha dura pela frente em busca da reeleição. Até agora, só para lembrar, já foram cotados como candidato o presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes), Luiz Paulo Vellozo Lucas ou o vice-governador César Colnago, pelo PSDB; o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB); o vereador de Vitória Serjão Magalhães, de saída do PSB; e o ex-prefeito João Coser (PT). Com mais Enivaldo no bolo, já viu. O cenário para o prefeito é de “sentar e chorar”.



Mudou de mão

Ainda neste mês, em visita ao Estado, o ministro da Cidades, Gilberto Kassab, que preside o PSD nacional, trocou o comando do partido no Estado. Saiu das mãos de Max da Mata e foi entregue ao ex-deputado federal José Carlinhos da Fonseca Júnior, aliado do governador Paulo Hartung (PMDB). O ex-prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga ficou com a vice-presidência e tentará retornar ao antigo cargo em 2016.



Projeto

No mesmo dia, o PSD apontou as metas do partido na disputa municipal:  emplacar candidatos em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, na Grande Vitória, e em Linhares e Colatina, no interior. “Não queremos participação simbólica em eleição nenhuma”, reivindicou Enivaldo na ocasião.



Perdeu a linha

Não satisfeito com o palanque dessa terça-feira (23) na CPI da Derrama, o deputado estadual Guerino Zanon (PMDB) usou mais uma vez a Assembleia como palco para sua vingança pessoal na sessão desta quarta (24). Do plenário, chamou o delegado que conduziu as investigações da operação, Rodolfo Laterza, de...“canalha”! Menos, menos...



Carona

O presidente da Casa, Theodorico Ferraço (DEM), também não perdeu a “deixa” e voltou a disparar contra o desembargador Pedro Valls Feu Rosa. Deve ser porque o demista não conseguiu o holofote necessário com suas declarações dessa terça. Quer mais. Muito mais.



Linha dura

Agora é oficial. O tenente-coronel da Polícia Militar, Alexandre Ramalho, foi anunciado nesta quarta-feira (24) como o novo chefe da pasta de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito de Vila Velha, no lugar de Fabiana Maioral. Pensando bem, ele faz mais a linha “choque de ordem” do prefeito Rodney Miranda (DEM)...



Linha dura II

Ramalho ficou conhecido durante a série de protestos dos últimos anos, quando comandava o Batalhão de Missões Especiais. E o BME, você sabe, nunca economizou em bala de borracha, gás de efeito moral, prisões e etc, etc e etc.



Filtro

Nessa onda da crise e no esforço de consolidar sua estratégia do caos, o governo Hartung criou até um grupo próprio para analisar pedidos de gastos. É o Comitê de Controle e Redução de Gastos Públicos.



Dança das cadeiras

O Tribunal de Justiça do Estado (TJES) trocou a “guarda” do seu setor administrativo. Ana Paula Gireli Bissi Tatagiba, que atuava em cargo em comissão de secretária geral do órgão, agora responde pela Secretaria de Gestão de Pessoas. Já Marcelo Tavares de Albuquerque fez o caminho inverso. Estava na Gestão e passou para a Geral.



140 toques

“Fiz adesão ao documento da coalizão do clima. Uma das aspirações do movimento: - eliminar desmatamento e exploração ilegal de florestas”. (Ex-governador e presidente da Fundação Mangabeira – Renato Casagrande – no Twitter).



PENSAMENTO:

“Acredite no homem, não na promessa”. Curtis L. Johnson

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/