Quinta, 25 Abril 2024

TRE-ES cria núcleo de combate aos crimes e à corrupção eleitoral 

TRE-ES cria núcleo de combate aos crimes e à corrupção eleitoral 

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) anunciou, na tarde desta quinta-feira (2), a criação do Núcleo de Combate aos Crimes e à Corrupção Eleitoral (Nucoe) para as Eleições 2018.


Composto por juízes e procuradores eleitorais auxiliares, além de policiais federais, militares e civis, será voltado para a apuração imediata de denúncias de irregularidade no processo eleitoral, com início das atividades no dia 15 de agosto, nas dependências do TRE-ES.


O desembargador Annibal de Rezende Lima, presidente do Tribunal, disse que a reunião destinada à futura implantação do Núcleo de Combate aos Crimes e à Corrupção Eleitoral firmou o comprometimento das instituições e órgãos envolvidos em adotar as providências cabíveis no mais breve espaço de tempo, como, por exemplo, a indicação dos nomes que atuarão diretamente no núcleo. 


Segundo Annibal,  "a implantação do núcleo visa assegurar que o eleitorado capixaba possa manifestar livremente sua vontade, à margem de maquinações que eventualmente distorçam o propósito do pleito. Ele destacou ainda que, "a participação de representantes do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, da Polícia Militar e da Polícia Civil, que atuarão em conjunto nas próprias dependências do Tribunal Regional Eleitoral, possibilitará uma atuação mais rápida e eficaz por parte da Justiça Eleitoral durante as Eleições 2018". 



As denúncias de propaganda eleitoral irregular, bem como as práticas ilícitas que constituam infrações administrativas, ilícitos civis ou crimes eleitorais, podem ser realizadas via internet, pelo sistema Pardal. As ocorrências registradas serão imediatamente encaminhadas para o núcleo e submetidas à análise dos juízes auxiliares e do Ministério Público Eleitoral, para a devida apuração.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/