Quinta, 28 Março 2024

Uma tonelada de doces para Cosme e Damião

Uma tonelada de doces para Cosme e Damião

A Fraternidade Tabajara, uma centro espiritual de umbanda, realiza no dia 27 de setembro uma celebração de São Cosme e Damião, na qual devem ser distribuídos ao menos uma tonelada de balas e doces, além de bolo e refrigerante.


A festividade é a maior aberta ao público realizada pela casa, com expectativa de cerca de mil participantes. Durante a celebração, que terá início às 20h no templo da Fraternidade em Cariacica, haverá uma abertura com ritual e o canto dos hinos da casa junto ao coral Vozes de Aruanda, com cantos específicos referentes à data e às crianças.


Luiz Augusto Labuto, médium-chefe da Fraternidade Tabajara, explica que é uma festa que celebra os ibejis, as crianças espirituais de cada um, que se relacionam com o tratamento de doenças físicas, emprego, processos judiciais e fertilidade. “A data em si trata de espíritos com vibração de criança o que torna um evento bem alegre, gostoso de se ver e sentir. São espíritos considerados mais puros. É uma tradição que ficou marcada pela umbanda de cultuar esta data”, diz.


Tatiana Labuto, filha do médium-chefe e integrante do centro, explica que a festa é tradição e também recebe pessoas do interior e até de outros estados. “Em todas reuniões recebemos pessoas de diferentes religiões e nessa festa não é diferente. É aberta ao público e não há nenhuma distinção”, explica Tatiana.


A Fraternidade Tabajara foi fundada há 78 anos e seu templo é considerado a segunda maravilha do município, atrás apenas do Mochuara, montanha cuja estátua de um indígena localizada no topo do templo contempla.


Para atendar à demanda da festa, o local está arrecadando doações até 21 de setembro, já que no dia seguinte iniciam a elaboração das sacolinhas. A meta é preparar mil sacolas com 1kg de doces. Para quem quiser contribuir, entre as sugestões de doação estão balas, chiclete, mariola, pé de moleque, doce de amendoim, doce de abóbora, cocada, paçoca, pirulito, jujuba, maria mole, suspiro, chocolate, Bis e bombom. Caso o doador não tenha como comprar os doces, é possível doar também em dinheiro para que o grupo efetive a aquisição dos mesmos.

 


AGENDA CULTURAL


Festa de São Cosme e Damião na Fraternidade Tabajara


Quando: Quinta-feira, 27 de setembro, 20h


Onde: Fraternidade Tabajara - Rod. Governador José Sete, 7, Vila Tabajara – Cariacica/ES.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/