Quinta, 28 Março 2024

Vaga de Pimentel no Tribunal de Contas tem sete concorrentes

Vaga de Pimentel no Tribunal de Contas tem sete concorrentes

Três auditores concursados do próprio Tribunal de Contas (TCE), um economista, um advogado e dois deputados estaduais são os inscritos para ocupar a vaga do órgão aberta com a aposentadoria do conselheiro José Antônio Pimentel, afastado do cargo pela Justiça.


O prazo de inscrição, que seria encerrado nesta sexta-feira (27), foi prorrogado por 72 horas, para análise de toda a documentação e apreciação de recursos.   


A seleção de um dos seis será feita pela Assembleia Legislativa, em três sessões plenárias, a partir do mês de agosto, devendo ser referendada pelo governador Paulo Hartung (MDB), que articula a indicação de seu líder no Legislativo, Rodrigo Coelho (PDT), que conta com o apoio de 23 dos 30 parlamentares. 


A vaga no TCE é sempre cercada de articulações políticas, que aumentam nesse período, em que o governador se prepara para encerrar sua carreira política.


O mercado sinaliza articulação do Palácio Anchieta, com a participação do presidente da Assembleia, Erick Musso (PRB), a fim de garantir a vaga para o líder do governo. O deputado Dary Pagung (PRP), da base governista, também se inscreveu. 


A novidade, desta feita, é a indicação do deputado Sergio Majeski (PSB), que inscreveu três auditores concursados do próprio Tribunal, dentro do seu projeto de acabar com as indicações políticas para o cargo. Estão inscritos os auditores Alexsander Binda Alves, Holdar de Barros Figueira Netto e Odilson Souza Barbosa Júnior. 


Os deputados Da Vitória (PPS) e Rafael Favatto (Patriota) apresentaram o nome do advogado Marco Antonio da Silva. Já o deputado Euclério Sampaio (PSDC) inscreveu o economista Jaberval Freire Júnior, que, segundo ele, tem experiência na área administrativa.


O deputado Majeski é o autor do projeto de decreto legislativo que estabelece novos critérios para limitar a indicação de pessoas que tenham relação recente, próxima ou de parentesco com políticos, agentes públicos, governos e governantes.


“Quem deveria fiscalizar as contas do governo, prefeituras e de todos os ordenadores de despesas acaba tendo o trabalho afetado por conta do relacionamento, que gera parcialidade. A imparcialidade e a independência são fundamentais nesse processo. É isso que buscamos ao propor a nomeação de técnicos”, destaca Majeski.  


O conselheiro José Antônio Pimentel, aliado do governador Paulo Hartung, foi afastado do cargo depois de se tornar réu em processo que apura desvio de verbas e lavagem de dinheiro público. Aposentou-se neste mês, percebendo proventos integrais. 


Desde que foi oficializada a abertura da vaga de Pimentel, a Assembleia Legislativa começou a se movimentar, surgindo entre os deputados várias candidaturas, sendo as mais destacadas as dos deputados Marcelo Santos (PDT), Dary Pagung e Rodrigo Coelho. A escolha, entre os parlamentares, recaiu sobre Rodrigo Coelho, sinalizando a interferência do governador Paulo Hartung.   

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/