Quinta, 25 Abril 2024

Websérie Palavra Negra lança segunda temporada

Websérie Palavra Negra lança segunda temporada

Depois de estrear em 2015 com 29 episódios que superam 100 mil visualizações no canal no YouTube, o projeto Palavra Negra apresenta nesta quinta-feira (6), às 19h, sua segunda temporada. O lançamento oficial acontece no Museu Capixaba do Negro (Mucane), quando será exibido o primeiro dos novos episódios, além de sarau, apresentação performance artístico-poética de Winny Rocha e show com Zeff Matielli.


Na nova temporada, serão dezesseis episódios em que quatro jovens negros da Grande Vitória e dois convidados recitam poesias autorais e de outras selecionadas de todo Brasil. Os jovens são Winny Rocha, Felipe Rocha, Luiza Vitório e Jaiara Dias, além dos convidados que são a poetisa, atriz, bailarina e pesquisadora Suely Bispo e o artista multimídia paulista Jairo Pereira.


Metade das poesias recitadas no Palavra Negra são fruto de uma seleção feita após convocatória nacional. Entre os escolhidos estão poetas de diversos lugares do Brasil: Espírito Santo, São Paulo, Pernambuco, Pará, Bahia, Distrito Federal e Pará. Alguns versos feitos por capixabas são Virá(r)*, de Gessé Paixão, e Tiro ao Alvo, de Timóteo André Alves de Oliveira. As poesias foram selecionadas entre 67 autores e mais de 100 poemas inscritos de nove unidades da federação. Ainda fazem parte dos episódios textos da historiadora Beatriz Nascimento e do político Carlos Marighella.


Diretor do projeto, Adriano Monteiro explica que o Palavra Negra surgiu com o objetivo de promover a poesia produzida por jovens negros e negras das periferias da Grande Vitória. “Na época já se percebia um grande movimento de Saraus e eventos que esses jovens mostravam suas produções. No entanto, havia pouca visibilidade - como ainda há - na grande mídia e até mesmo nas redes sociais. Nesse sentido o projeto surgiu pra ser mais um instrumento de visibilidade dessa produção periférica preta. Foi quando buscamos agregar a linguagem audiovisual ao texto escrito”, explica.


As gravações dos novos vídeos foram realizados no Palácio Sônia Cabral e no Mucane, dois equipamentos culturais públicos localizados no Centro de Vitória. A estreia oficial da segunda temporada deve acontecer na segunda quinzena de janeiro de 2019 no canal do Palavra Negra no YouTube. Em seguida, novos episódios serão lançados a cada semana durante quatro meses.


AGENDA CULTURAL


Lançamento da segunda temporada da websérie Palavra Negra


Quando: Quinta-feira (6/12), 19h


Onde: Museu Capixaba do Negro (Mucane), Avenida República, 121, Centro, Vitória - ES.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/