Uma das propostas do documento elaboradora pela Turma do Pedal, grupo de ciclistas de Vila Velha, aos candidatos a prefeito da cidade cobra a implantação de um anel cicloviário na cidade, ligando os bairros de Terra Vermelha, Praia da Costa, Cobilândia e Paul. Destes pontos, segundo a proposta, sairiam as ligações radiais para os demais bairros. Os ex-prefeitos Max Filho (PSDB) e Neucimar Fraga (PSD) disputam o segundo turno em Vila Velha.
O projeto integra a campanha Bicicleta nas Eleições, da União de Ciclistas do Brasil (UCB). O objetivo é sensibilizar os candidatos entregando propostas para a melhoria da infraestrutura cicloviária nas cidades.
O caderno de propostas da Turma do Pedal também cobra uma ciclovia dentro do bairro Coqueiral de Itaparica. A partir da orla, apenas os bairros Itapõa e Praia da Costa têm ciclovias partindo a partir da orla. Em Itapõa, a faixa atravessa a Rua Jair de Andrade; na Praia da Costa, atravessa a Avenida Champagnat.
O grupo pede ainda campanhas educativas de mobilidade por bicicleta para oferecer segurança ao ciclista e sinalização vertical e horizontal das ruas. Para o grupo também é importante ações de segurança pública contra roubos e furtos de bicicletas. Ele pede atenção a pontos críticos como o viaduto da Avenida Darly Santos, São Torquato e as proximidades do Boulevard Shopping.
Outro pedido é a concessão de incentivos fiscais para empresas que promovem o uso da bicicleta como meio de transporte. Por exemplo, para empresas com estacionamento para bicicletas dos funcionários ou para empresas que instalarem vestiários com chuveiros para o funcionário que trabalha de bicicleta. O grupo sugere também a implantação de sistema de compartilhamento de bicicletas.
O documento também pede uma faixa exclusiva para bicicletas aos domingos ligando a Ponte Florentino Avidos, em São Torquato, à Praia da Costa, e a fomentação do cicloturismo na região rural de Vila Velha.
Nas respectivas propostas de governo, nem Max, nem Neucimar citam a implantação de um anel cicloviário em Vila Velha.
Max passa rente. Promete “implantar a Ciclovia do Trabalhador, ligando a Região V [Terra Vermelha] à rede de ciclovias urbanas de Vila Velha”. Promete também melhoria e ampliação da infraestrutura de áreas preferenciais de mobilidade não motorizada e implantar o “Bike Vila Velha”, sistema de compartilhamento de bicicletas, adotando o mesmo modelo vigente em Vitória.
Neucimar sequer cita os termos “bicicleta” ou “ciclovia” em seu programa de governo.
Tanto para um, quanto para outro, vale lembrar que em 2014 Vila Velha recebeu de ciclistas e cicloativistas o título de “Cidade do Estado que Mais Mata Ciclistas”. A desonrosa homenagem ocorreu em agosto daquele ano após a morte de dois ciclistas em exatas duas semanas.