O Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-ES) aprovou a aquisição, pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh), de 20 veículos tipo ônibus adaptados, que serão doados a municípios em extrema situação de pobreza e vulnerabilidade social. O objetivo é potencializar os serviços de Proteção Social Básica às famílias em locais de grande extensão territorial, difícil acesso ou presença de população rural.
De acordo com a resolução do Ceas-ES, os veículos deverão ter espaço interno para atendimento a grupos, equipamentos de multimídia, cadeiras e mesas adaptadas, ar condicionado, espaço para atividades de educação em segurança alimentar e nutricional e banheiro.
Já na parte externa, deverá possuir uma cobertura na lateral, cadeiras e mesas apropriadas para as atividades com as famílias.
Segundo o Ceas/ES, os veículos serão devidamente identificados com o nome “Cras Móvel”. Esse atendimento móvel ressalta o conselho, possibilitarão melhor gestão territorial da Proteção Social Básica, favorecerão a disponibilização de serviços próximos às moradias das famílias e trarão mais facilidade ao processo de acompanhamento familiar.
Os municípios beneficiados foram escolhidos a partir do porte, seguindo a ordem do maior número de pessoas em situação de extrema pobreza no meio rural, conforme dados do Censo IBGE 2010.
Caso algum dos vinte municípios inicialmente contemplados não se manifeste ou não atenda as condições pré-estabelecidas (dispor de equipe, garantir manutenção, dispor de profissional habilitado para condução do veículo e assinar um termo de compromisso), o equipamento será entregue para outro município, seguindo a ordem de maior número de pessoas em situação de pobreza.
Ao todo, o Espírito Santo possui 67 municípios de pequeno porte onde foram identificadas população em extrema pobreza no meio rural. Os 20 municípios que serão beneficiados, caso atendam às exigências do Ceas-ES, foram descritos em ordem decrescente: Muniz Freira, Afonso Cláudio, Santa Maria de Jetibá, Brejetuba, Domingos Martins, Iúna, Laranja da Terra, Barra de São Francisco, Mimoso do Sul, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Ibatiba, Santa Leopoldina, Mantenópolis, Alegre, Pancas, Água Doce do Norte, Vargem Alta, Ibitirama e Ecoporanga.
A resolução do Ceas/ES foi publicada no Diário Oficial do Estado dessa quarta (16) com a lista de 78 município, em ordem decrescente, de acordo com a situação de extrema pobreza no meio rural.