quarta-feira, fevereiro 5, 2025
25.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Aula de história

Inspirado na sabedoria dos maias, Eduardo Galeano escreveu um livro que se situa como uma espécie de calendário histórico, onde de cada dia nasce uma nova história. Provocante e sensível como toda obra doe escritor uruguaio, Os Filhos dos Dias agrega 366 relatos que compõem a História, desde a Antiguidade até o presente. 

Transcendendo fronteiras geográficas, o livro abraça a diversidade de povos e culturas no formato de diário coletivo: de 1º de janeiro a 31 de dezembro (sem esquecer o 29 de fevereiro, que aparece somente de quatro em quatro anos), cada dia dedica-se a contar uma história diferente. 

 
São episódios que ocorreram no México de 1585, no Brasil de 1808, na Alemanha de 1933 e em outras épocas e países. São histórias escritas com a narrativa poética e realista de Eduardo Galeano, já consagrada em livros como As Veias Abertas da América Latina, Espelhos e Memórias do Fogo
 
Em entrevista ao site da editora, Galeano conta como nasceu a ideia do livro: “Eu escutei em uma comunidade maia da Guatemala essa frase que ficou martelando na cabeça: ‘somos os filhos dos dias’. Transformou-se em livro, ao longo dos anos: um livro que tem forma de calendário, onde de cada dia nasce uma história. Os cientistas dizem que os humanos são feitos de átomos, mas a mim um passarinho contou que somos feitos de histórias”.
 
Serviço
Os Filhos dos Dias
Eduardo Galeano
L&P M
432 págs
R$ 49 em média

Mais Lidas