quarta-feira, fevereiro 5, 2025
24.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Objetos de desejo

Vem a salada e, envolvida em folhas verdes de diversos matizes, detecto uma azeitona. Negra, vibrante, apetitosa. O problema é que a salada é para duas. Divide-se o tomate, o pepino, as tenras folhas de baby espinafre, mas como dividir uma azeitona? Quando se come em casa tudo é possivel. O almoço de hoje, porém, é azeitona, e só tem uma… Vamos dividir irmãmente? Num restaurante lotado, não pega bem.
 
Mas, enfim, que lugar não está lotado nessa época do ano? Lojas e restaurantes, postos de gasolina, os caminhos de ir e vir para todos os locais de compras. Tudo gastando hora extra. A campeã, naturalmente, é a loja da Apple – uma babel de idiomas, estilos, cores, tanto nas mesas-balcões onde exibem os belos e coloridos novos modelos dos mais cobiçados objetos de desejo, como dos próprios compradores disputando as últimas novidades. Antes que esgotem.
 
Voltando à azeitona solitária, pode-se pedir outra (vão cobrar extra?), decidir no cara-ou-coroa (nenhuma moeda nas bolsas), ou devolver a salada… Abre parêntese: As mulheres nunca devolvem o prato nos restaurantes. Nesse dia, nesse restaurante, nessa salada, somos duas e ficamos no jogo educado. Come você…  Não, come você… Fecha parêntese.
 
Enquanto se decide quem come a azeitona, ouvimos gritos, choro e ranger de dentes na porta do restaurante. Não por acaso, é uma churrascaria brasileira muito visitada pelos turistas em trânsito para Orlando. Sim, Miami é o meio do caminho – em Orlando, diversão, diversão, diversão; em Miami, compras, compras, compras. Uma família de turistas brasileiros deixou o carro lotado trancado no estacionamento, e foi almoçar antes de pegar a highway, no rumo norte.
 
Foram-se malas, passaportes, cartões de crédito, laptops, ipads, ifones… Ai meu Deus! Donde se conclui, a Flórida já não é a mesma. O condomínio mandou circular avisando que os pacotes de compras on-line que a UPS deixam na porta das casas – muitos de alto valor – estão sendo roubados. Disse o assaltado: “Sou do Rio e lá nunca fui assaltado! Os tempos mudam, e alta tecnologia evolui também para o mal – os ladrões passam pelos carros com um scaner manual que detecta baterias de lítio… e nem perdem tempo com o resto.
 
Assaltos são frequentes, e muitos turistas que chegam dispostos a estourar o cartão de crédito e pagar excesso nos voos voltam pra casa sem nada, reclamando que a polícia nada fez, que o consulado não ajudou, que o governo quer que a gente gaste, mas não melhora a segurança, e por aí vão as lamentações. Nossa realidade invade o primeiro mundo, Perdeu? Lamentável. Na próxima vez… Enfim, mais um dia na vida dos imigrantes brasileiros na terra da fantasia.
 
Terminamos nosso almoço e os assaltados, após registrarem a denúncia, voltam correndo para a loja da Apple, antes que… Como explicar ao filho de nove anos que último modelo do i-pad que ele pediu ao Papai Noel ($400.00) esgotou? Como explicar pra filha de dez anos que o novo i-phone ($600.00) só chega no próximo ano? A azeitona voltou para a cozinha, e talvez retorne no prato do próximo freguês. 
 
Mas não deixe essas más notícias abalarem seu espírito festivo. Esse ano, tenha o melhor Natal de toda sua vida!

Mais Lidas