quinta-feira, novembro 28, 2024
24.9 C
Vitória
quinta-feira, novembro 28, 2024
quinta-feira, novembro 28, 2024

Leia Também:

Estado já registra 14 mortes em decorrência das chuvas

As fortes chuvas registradas no Espírito Santo entre essa segunda e terça-feira ( 23 e 24) aumentaram para 14 o número de mortes em municípios capixabas, principalmente no interior. Oito delas somente em Itaguaçu, na região serrana; duas em Colatina e duas em Baixo Guandu, no noroeste do Estado; uma em Nova Venécia, também no noroeste, e uma em Domingos Martins, na região serrana.

 

Segundo a Defesa Civil, a morte de uma mulher foi registrada em duplicidade nessa segunda-feira (23). 
 
O prefeito de Itaguaçu, Darly Dettmann disse na manhã, desta terça-feira, que a cidade está destruída, os acessos ao município estão bloqueados, seja por alagamentos ou por queda de barreiras. Dettmann ressaltou que até mesmo o helicóptero da Marinha teve dificuldade de pousar nesta segunda-feira (23) para deixar mantimentos no município. 
 
Aproximadamente quatro mil pessoas estão fora de casa em Itaguaçu, segundo o prefeito, e não há local para compra de suprimentos, já que o comércio também foi completamente atingido. 
 
Colatina 
 
Em Colatina, no noroeste do Estado, a madrugada também foi de muita chuva. O Rio Doce, que corta o município, subiu muito além do nível normal, provocando o fechamento da ponte Florentino Avidos, principal acesso à sede de Colatina. 
 
Em alerta extraordinário do Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Rio Doce, divulgado nesta terça-feira, a prefeitura alertou que o nível de água do Rio Doce está na cota 783 cm, acima da cota de inundação de 520 cm. 
 
Na manhã desta terça-feira, um deslizamento de terra no bairro São Marcos atingiu, pelo menos, cinco casas. Uma pessoa morreu soterrada em meio aos escombros. O trabalho de resgate prossegue na tarde desta terça. 
 
As previsões hidrológicas para a cidade, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), é de que o nível do Rio Doce continue a subir nas próximas horas, podendo oscilar em torno da cota de 910 cm.
 
A orientação é que nenhum morador passe pelo Centro da cidade, nem pela ponte Florentino Avidos. 

A Secretaria Nacional de Defesa Civil continua enviando alertas de risco de inundação e deslizamento de terra na região serrana e alagamentos em Linhares (norte do Etado) e Colatina devido ao nível do Rio Doce. Os coordenadores de Defesa Civil dos municípios foram informados acerca dos procedimentos de avaliação contínua dessas áreas e, caso necessário, evacuação emergencial.

 
Desabrigados
 
A intensa e prolongada chuva que ocorre no Estado, com registros desde o início do mês deixou 47 municípios afetados, muitos ficaram isolados pela intensa inundação, sem comunicação, água potável e energia elétrica. Dentre a população atingida, 49.886 capixabas já precisaram deixar suas casas, sendo que 5.300 pessoas foram acolhidas em abrigos e 44.586 estão em casas de parentes e amigos.  O levantamento de pessoas afetadas pelas chuvas continua prejudicado pela dificuldade de acesso as áreas afetadas.

Cerca de 20 mil quilômetros de estradas foram destruídas ou danificadas, dificultando o tráfego de veículos e pessoas, inclusive até a chegada de socorro e ajuda humanitária. Além dos consideráveis prejuízos públicos ocorridos em todo o Estado, o comércio, indústrias e serviços foram prejudicados e nos municípios do interior ocorreu muita perda na agricultura e pecuária.

Dos 78 municípios do estado os 48 mais afetados são: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins,Ecoporanga, Fundão, Governador Lindemberg,Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Jeronimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

 

Mais Lidas