Apenas dois pontos foram considerados próprios para banho nas praias da Capital. Sete levam a bandeira amarela, de interditados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). Outros 16 foram classificados como impróprios para banho, inclusive toda a Orla da Praia de Camburi – uma das praias mais frequentadas de Vitória.
Segundo o mapa da balneabilidade da Semmam, que é divulgado pelo Iema, os locais próprios para banho estão restringem-se apenas à Praia da Castanheira, na Ilha do Frade, e na Praia de Santa Helena, a 200 metros das barracas da Curva da Jurema.
Já dos pontos impróprios estão, além de toda a Orla de Camburi, a Praia da Direita e Praia Grande, na Ilha do Boi; a Praia do Meio e a próxima à Praça do Papa, na Enseada do Suá; a Praia da Ilha do Frade e a praia (1º à direita) também na Ilha do Frade; Praia de Santa Helena próxima a escola de vela e em frente às barracas da Curva da Jurema.
Entre os pontos interditados estão a Praia da Castanheira, próximo ao antigo Bar do Bigode; Praia de Santo Antônio; Praia de Santa Helena (próximo a Praça dos Desejos); Praia do Canto (em dois pontos: à direita do Iate Clube e à esquerda da Ponte da Ilha do Frade); Canal da Passagem e a região da Praia de Camburi, próximo ao Píer de Iemanjá.
De acordo com o Iema, as amostragens continuaram sendo feitas semanalmente como vinha ocorrendo desde novembro, quando foram intensificadas as coletas em todo o Estado em função do verão e do maior número de banhistas nas praias. A expectativa do Iema é que estas condições sejam mantidas até o próximo dia 2 de janeiro.
O órgão informou que os banhistas devem evitar as áreas impróprias, sobretudo as que ficam próximas às desembocaduras de rios, pois com as chuvas a tendência é de que estas regiões recebam uma carga de sedimentos superior à que receberiam em períodos secos.
Outros municípios
Em Vila Velha, divulgou o órgão, há apenas quatro pontos impróprios para banho: Lagoa Grande I; Foz do Rio Jucu; Praia do Ribeiro e Prainha. Na Serra, os pontos impróprios são: Lagoa de Carapebus; Praia de Jacaraípe, próximo à Colônia de Férias da Vale, e Nova Almeida, no final do calçadão da orla.
Ao todo, o órgão monitora 75 pontos de amostragem distribuídos pelas principais praias e balneários do Espírito Santo, com exceção do município de Vitória, cuja prefeitura realiza seu próprio monitoramento.
Segundo o Iema, a classificação da balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer.