sexta-feira, novembro 15, 2024
25.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Governador faz balanço positivo da segurança pública no Estado em 2013

O governador Renato Casagrande foi entrevistado na manhã desta segunda-feira (6) na Rádio CBN-Vitória e fez uma retrospectiva das ações do governo em 2013. A segurança pública, tema sensível, principalmente por conta da alta taxa de homicídios do Estado, também foi parte dos questionamentos. 
 
Casagrande lembrou que o Estado está no quarto ano consecutivo de redução no número de homicídios. Embora 2009 tenha sido um ano de pico atípico nas mortes violentas – foram 2.034 assassinatos no Estado – ainda está sendo usado como referência para a queda de homicídios. Ainda assim, desde aquele ano, há registros pontuais de queda, no entanto, não significativas. 
 
O Estado fechou 2013 com 1.565 homicídios, o que corresponde a taxa de 44 mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes, usando dados do censo populacional de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2012 a taxa ficou três pontos acima da registrada em 2013, 47 mortes por 100 mil.
 
O governador ressaltou que o número de homicídios ainda é muito alto no Estado, mas está avançando no combate. Ele afirmou que a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) precisa trabalhar de maneira articulada com o Judiciário, com a Defensoria Pública e com outras secretarias neste combate. 
 
Casagrande salientou também que os homicídios no Estado ocorrem em grande volume por conta da intolerância e da cultura da violência, que são fatores difíceis de combater. 
 
Embora tenha dito que todas as secretarias de Estado precisam desenvolver projetos na área social voltados para o Estado Presente, o governador não pontuou o diálogo com a sociedade para a construção de políticas afirmativas de combate à violência, pauta defendida largamente por movimentos sociais do Estado. 
 
Efetivo 
 
Renato Casagrande destacou que o efetivo policial no Estado vai ser reforçado em 2014. No fim de 2013, foram formados 1.034 policiais militares e existe concurso aberto para 2,1 mil outras vagas. 
 
Ainda em janeiro, o governador disse que pretende homologar o concurso da Polícia Civil, chamando aprovados em concursos para os cargos de delegado de polícia, escrivão e perito. Além disso, nos próximos meses mais de mil câmeras de videomonitoramento vão ser instaladas em todo o Estado.  

Mais Lidas