O governador Renato Casagrande confirmou nesta sexta-feira (10) a exoneração do secretário estadual de Justiça, Sérgio Alves Pereira. Interinamente, assume a pasta o subsecretário Eugênio Coutinho Ricas.
Pereira, que estava há menos de um ano à frente da Sejus, alegou que deixa a pasta para retomar a carreira de promotor.
O ex-secretário assumiu o comando da Secretaria em março de 2013, no lugar do hoje secretário de Segurança André Garcia, que ficou à frente da Sejus por apenas seis meses, depois da saída de Ângelo Roncalli, em setembro de 2012.
Rica, que assume interinamente a vaga de Pereira, chegou à Sejus em julho do ano passado. O novo secretário é advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (MG) e pós-graduado em Ciências Criminais pela Universidade do Amazonas e em Inteligência de Segurança Pública pela Universidade de Vila Velha. Foi delegado de Polícia no Estado do Mato Grosso de 2002 a 2003, onde atuou no Grupo de Combate ao Crime Organizado. Em 2003 tomou posse como delegado da Polícia Federal.
Recentemente, foi o único brasileiro, dentre mais de 260 chefes de polícia de todo o mundo a cursar a sessão número 251 da National Academy do FBI, em Quantico, Virgínia, Estados Unidos, onde formou-se em pós-graduação com nota máxima nas matérias Ética, Liderança e Tomada de Decisões, Inteligência e Contra-Inteligência, Estratégias de Combate e prevenção às Drogas, Terrorismo e Contra-Terrorismo e Técnicas de Interrogatório e Entrevistas.