As famílias atingidas pela chuva já podem solicitar o auxílio emergencial criado pela Prefeitura da Serra. Para ter direito é preciso estar inscrito no CadÚnico ou se enquadrar nos critérios para participar do programa. Nesta segunda-feira (13), no primeiro dia de cadastramento, a população serrana formou grandes filas nos na portas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Segundo a Prefeitura da Serra, mais de 500 pedidos foram solicitados hoje (13) nos seis postos de cadastramento.
O auxílio emergencial foi aprovado pela Câmara de Serra no último dia (02). O benefício de R$ 1,5 mil pode ser usado para a compra de eletrodomésticos, material de construção ou móveis.
O prazo para solicitar o benefício termina no dia 13 de fevereiro. Após análise das secretarias de Ação Social e Defesa Social, caso aprovado, o auxílio emergencial será pago em uma única vez, por meio de ordem bancária ao Banestes.
Para ter direito ao benefício é necessário que o morador esteja cadastrado no CadÚnico ou se cadastre no Centro de Referência Social – CRAS mais próximo de sua casa. Além disso, a renda familiar tem de respeitar o teto de três salários mínimos ou renda de ½ salário mínimo per capita.
As pessoas cadastradas no CadÚnico são aquelas inseridas em programas sociais, como Bolsa Família, Pró-Família, Aluguel Social, Minha Casa, Minha Vida, entre outros. Quem deseja se cadastrar no CadÚnico pode procurar o CRAS mais próximo de sua residência.
Onde se cadastrar para receber o auxílio emergencial:
Região da Grande Jacaraípe
– Centro de Convivência do Idoso de Nova Almeida, Rua Capitão Bley, s/n
– CRAS Jacaraípe, na Rua São Paulo, 03, Bairro das Laranjeiras
– Pró-Cidadão, Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe
Grande José de Anchieta
– CRAS de Jardim Carapina, na Rua Juiz de Fora, 78
– CRAS de Jardim Tropical, na Rua Coronel Manoel Nunes, 36
– CRAS de Laranjeiras, na Rua 1ª, s/n, Civit II
Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Documentos necessários:
– Original e cópia simples Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho
– Comprovante de residência atualizado, dos últimos três meses
– Comprovante de renda (Carteira de Trabalho ou contra-cheque)