quarta-feira, fevereiro 5, 2025
22.9 C
Vitória
quarta-feira, fevereiro 5, 2025
quarta-feira, fevereiro 5, 2025

Leia Também:

Julia Murat explora os dramas da velhice

Filmado em uma vila abandonada, no Vale do Paraíba, no interior do Rio de Janeiro, Histórias que Só Existem Quando Lembradas é um mergulho na vida simples dos habitantes de uma cidade fictícia, um vilarejo onde ninguém morre há muito tempo e o portão do cemitério fica trancado. O filme entra em cartaz no Cine Jardins.

 

Da diretora estreante Julia Murat, o drama acompanha um grupo de idosos que faz as mesmas coisas todos os dias. Madalena (Sônia Guedes) escreve todos os dias cartas para o marido que lhe abandonou, mas nunca as envia. O padre sai toda a noite para beber. Antônio vive remoendo o passado lembrando-se de seus filhos. Todos têm um papel a seguir na pequena sociedade e que se repete todos os dias.

 
A rotina é abalada com a chegada da jovem Rita (Lisa Fávaro). A moça pede para passar uns dias na casa da padeira Madalena (Sônia Guedes). A princípio todos ficam desconfiados e curiosos sobre as intenções de Rita, mas aos poucos vão se acostumando com a presença dela e de sua câmera.
 
Rita começa a fotografar as pessoas da vila e encontra em Madalena uma figura materna. O relacionamento entre as duas vai crescendo na medida em que elas percebem semelhanças em suas personalidades. A direção também muda depois de Rita, de planos longos passa a cenas mais agitadas.
 
O filme, que lida com memórias e conflito de gerações, levou quase 12 anos para se concretizar, a diretora quis trabalhar o roteiro com muita calma e dedicação. As gravações duraram dois meses, mas os atores se mudaram para a vila um mês antes para se entrosarem. A convivência foi essencial para gerar um clima espontâneo entre os personagens.
 
Antes de estrear no Brasil, Histórias que Só Existem Quando Lembradas foi exibido em grandes festivais de cinema como o de Veneza, Toronto, San Sebastián. A obra recebeu 23 prêmios e recebeu elogios no exterior.
 
Serviço
Histórias que Só Existem Quando Lembradas (Idem, Brasil, 2011, 98 minutos, 10 anos) 
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 1. 21h.

Mais Lidas