A missão do PT na eleição deste ano não é nada simples. Do bolo de candidatos que tem na disputa, o partido concentra todas suas fichas em duas prefeituras: Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim (sul do Estado). Hoje no comando dessas administrações, o PT não quer largar o osso. Para isso, joga pesado. No primeiro caso, tenta provar a todo custo que a candidata a prefeita Lúcia Dornelas tem mais condições de ir para o segundo turno com Marcelo Santos (PMDB), do que o vice-prefeito Juninho (PPS). Já em Cachoeiro, investe na adesão de várias lideranças políticas à campanha do prefeito Carlos Casteglione. Os esforços estão nesses dois campos porque o PT já considera a hipótese de levar a prefeitura de Colatina (noroeste do Estado) e, em Vitória, Iriny Lopes é muito mais uma candidata constituída na Nacional, com articulação da presidente Dilma, do que no Estado. De fato, o PT tem muito com o que se preocupar. O nó é difícil de desatar. E este ano, certamente, não será igual àquele – 2008 – que passou.
Rei da infidelidade
O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) continua rodando pelo Estado apoiando candidatos que estão fora das coligações de seu partido. Depois dos episódios em Guarapari e Cachoeiro, em que foi necessário intervenção da Justiça Eleitoral, ele faz movimentos de apoio ao prefeito de Ecoporanga (noroeste do Estado), Elias Dal’Col (PSD), candidato à reeleição.
Rei da infidelidade II
O partido de Hartung está com o ex-prefeito Pedro Costa (PT), que inclusive tem como vice Roberval Fianco, presidente do diretório municipal do PMDB. O ex-governador não está sozinho nesta empreitada, conta com a companhia do senador Ricardo Ferraço (PMDB). As notícias que correm por lá é que Ferraço é ligado a empresários da Tracomal, que vêm a ser ligados ao prefeito Elias.
Reação
Diante da expectativa de realização de um ato público para consolidar o apoio de Hartung ao prefeito, a coligação adversária já está com uma representação no gatilho, prontinha para contra-atacar.
Oi?
Davi Esmael (PSB), antes de se candidatar a vereador em Vitória, já vivia colado no pai, o agora deputado estadual Esmael Almeida (PMDB), durante o mandato do peemedebista na Câmara. A ponto de dar pitaco até nas comissões técnicas da Casa. Um belo dia, o vereador Zezito Maio (PMDB) soltou essa: “como vota o vereador Davi? Agora, Esmael faz das tripas coração para tornar Davi vereador de direito.
Baixaria
Em Anchieta (sul do Estado), o clima da disputa está pra lá de pesado. Cabos eleitorais do candidato do prefeito Edival Petri (PMDB), o socialista Renato Lorencini, agem com retaliação e truculência aos pesquisadores contratados para avaliar o cenário eleitoral no município. Nessa sexta-feira (21), o instituto Logos não conseguiu concluir o trabalho de campo. Na semana passada, o mesmo ocorreu com o Futura. Motivo: os números seriam desfavoráveis ao ex-secretário municipal.
Não aprendeu
Enquete desta semana em Século Diário confirmou a péssima condução do governador Renato Casagrande no escândalo do Iases/Acadis. Em relação à saída do ex-secretário de Estado de Justiça Ângelo Roncalli, citado no inquérito, a maioria dos leitores (31%) acredita que Casagrande errou novamente, ao nomear outro aliado de Hartung para assumir a pasta. No caso, André Garcia.
Números
Outros 23% acham que Casagrande demorou muito para demitir Roncalli; 20% acham que a escolha do nome mostra que Hartung é quem manda na Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), e 15% que Casagrande errou ao aceitar Roncalli em seu governo. Apenas 11% entenderam que o governador agiu na hora certa e com justiça. Votaram 488 pessoas.
Solidariedade
O empresário Antônio Perovano entregou as doações que recebeu no dia do seu aniversário, após pedido feito aos convidados, a quatro entidades: Asilo dos Velhos, as Missionárias de Caridade Madre Tereza de Calcutá, o Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer e a Casa de Acolhimento e Orientação a Crianças e Adolescentes. Que sirva de exemplo!
140 toques
“Diminuir o número de carros na rua é reduzir a poluição e o stress, economizar combustível e ter um trânsito mais racional”. (Senador Ricardo Ferraço – PMDB – no Twitter).
PENSAMENTO:
“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Albert Einstein