Em seis meses, o governo do Estado pretende instalar 130 câmeras videomonitoramento nos dez terminais de integração do Sistema Transcol, na Grande Vitória. O equipamento servirá para acompanhar a operação dos ônibus e monitorar a segurança dos usuários.
O investimento para a contratação do serviço é de R$ 50 mil por mês, por terminal. Inicialmente serão 130 câmeras, podendo chegar a 200, conforme a necessidade dos terminais. Uma equipe da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e da Start Tech Solução em Tecnologia, empresa vencedora da licitação, já está elaborando o cronograma de instalação.
O governador Renato Casagrande disse que a ferramenta é mais uma aliada para combater a criminalidade. Ele lembrou que o Estado está adquirindo 100 câmeras para serem instaladas na Grande Vitória. “Esses equipamentos, associados aos que serão instalados nos terminais, formam uma grande rede que vai aumentar a segurança da população”.
O diretor presidente da Ceturb-GV, Léo Carlos Cruz, disse que “a instalação das câmeras é mais uma etapa do Plano de Mobilidade Metropolitana do governo do Estado e tem o objetivo de melhorar a gestão do sistema de transporte, sob a ótica operacional. E também vai possibilitar a disponibilização das imagens, por meio de parcerias, para a polícia e autoridades de segurança pública dos municípios”.
Durante a assinatura da ordem de serviço, a qualidade do equipamento foi apresentada aos participantes da solenidade. Um monitor instalado no gabinete do governador mostrava, em tempo real, as imagens de quatro câmeras que estão em teste no Terminal Vila Velha.