Cidade com a preocupante taxa de menos de dois habitantes por veículo (1,88), Vitória pode ganhar um Dia Municipal Sem Carro. O projeto de lei foi aprovado na Câmara na terça-feira (11). A data municipal será celebrada em 22 de setembro, mesmo dia em que se comemora o Dia Mundial Sem Carro. O autor da proposta é o vereador Davi Esmael (PSB).
Segundo dados da prefeitura – amparados no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – a proporção habitante/carro tem diminuído sensivelmente desde 2000, fato que justifica a preocupação. Vitória tinha 3,48 habitantes/carro; em 2006, eram 2,61 habitantes/carro; em 2010, 2,02 habitantes/carro.
A ideia do projeto é obviamente chamar atenção para o crescimento exponencial do transporte individual em Vitória e buscar meios alternativos de locomoção. O projeto prevê ainda a realização de atividades recreativas, campanhas e programas ao longo do ano – especialmente em 22 de setembro – para sensibilizar a população.
O aumento da quantidade de veículos na capital capixaba é flagrante. Em 2013, Vitória registrava uma frota de 185.427 mil veículos e uma população de 348.268 habitantes; em 2000, eram 83.956 mil e 292.304, respectivamente.
Só há duas opções para quem quiser dispensar o carro: ônibus ou bicicletas. O transporte público é caro e insuficiente, como se sabe. Os ciclistas, por sua vez, enfrentam a conduta hostil dos carros, disparando em alta velocidade pelas ruas, e uma rede cicloviária mal articulada e de infra-estrutura insatisfatória.
O projeto agora segue para sanção do Executivo, que tem 15 dias para se manifestar.