quinta-feira, setembro 19, 2024
23.8 C
Vitória
quinta-feira, setembro 19, 2024
quinta-feira, setembro 19, 2024

Leia Também:

Morre Paulo Pimenta (1929-2014)

O esporte capixaba perdeu, nesta segunda-feira (17), aos 85 anos, o atleta e defensor do desporto Paulo Valiate Pimenta. Nascido em Iconha, no sul do Estado, em 25 de janeiro de 1929, Paulo se destacou tanto como atleta, em diversas modalidades, quanto como preparador físico, deixando um legado e se tornando um exemplo no esporte capixaba. 
 
Pimenta chegou a Vitória aos 5 anos, em  1934 e entrou para o Colégio Americano Batista, pelo qual passou a competir em diversas modalidades e se destacando no atletismo. Após concluídos os estudos, entrou para a faculdade de Direito, que dividiu com a de Educação Física, que cursava de manhã, estudando Direito à noite.
 
Pelo clube Saldanha da Gama, Paulo Pimenta, foi decacampeão capixaba de basquete, hexacampeão de voleibol e pentacampeão de atletismo. Aos 34 anos, deixou de competir como atleta, passando a atuar como preparador físico e técnico de futebol, sendo primeira atividade nesta seara como técnico da Federação Universitária Capixaba de Esportes (Fuec).
 
Em 1978, Pimenta foi convidado pelo então governador Élcio Álvares para dirigir a Educação Física do Estado e fundaram a Fundação do Esporte Amador do Espírito Santo (Feares). Quatro anos depois, em 1982, quando o governador era Eurico Rezende, o órgão passaria a se chamar Departamento de Esporte Amador do Espírito Santo (Deares).  
 
“Quando saí, deixei pronta uma lei que tornava obrigatória a pratica da Educação Física nas escolas. É desta forma que o esporte é ensinado no primeiro mundo. É dessa forma que deveria ser ensinado aqui. Foi assim que aprendi”, disse Pimenta ao repórter Álvaro José Filho em reportagem especial publicada em Século Diário.
 
No futebol, Pimenta iniciou no Santos de Aribiri, onde foi campeão. Depois, treinou o Vitória, a Desportiva e o Rio Branco, sempre indo de um para o outro. Somando as atuações como preparador físico e técnico, tanto em equipes amadoras quanto profissionais, foram mais de cinco títulos no Rio Branco, igual numero na Desportiva e um pelo Vitória. 
 
Após a aposentadoria, Paulo Pimenta passou a se dedicar exclusivamente à família. Pimenta sofria de Mal de Alzheimer e estava internado, com uma inflamação no fígado, no Hospital Vila Velha. Além de atleta, preparador físico e técnico, ele também foi procurador do Estado e repórter de rádio. 

Mais Lidas