Moradores de Colatina, localizada na Microrregião Centro-Oeste capixaba, poderão conhecer o diagnóstico elaborado pelo Plano de Mobilidade Urbana Sustentável no município. Nesta quinta-feira (20), será realizado na cidade o Seminário de Propostas para o Projeto Planos de Mobilidade Urbana Sustentável e Projetos Estruturantes para Cidades-Polo do Estado do Espírito Santo.
Durante o evento, que será realizado no auditório do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Sanear), das 18h às 22h, moradores e poder executivo poderão discutir as alternativas para consolidação do plano com a população.
O objetivo do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável é contribuir para melhorar o deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano de forma segura, confortável, em tempos aceitáveis, custos acessíveis, eficiência energética e impactos ambientais reduzidos.
O plano contempla seis municípios capixabas: Guarapari, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares e Colatina. A ação conta com investimento de R$ 6,7 milhões. A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada em junho de 2013 pelo governador Renato Casagrande, em cerimônia realizada no Palácio do Anchieta.
Localizada na microrregião centro-oeste, Colatina possui uma área de 1.439 quilômetros quadrados, com mais de 111 mil habitantes, sendo 80% na área urbana e 20% na zona rural. Estrategicamente localizada no centro do Estado, a cidade registra a maior potencialidade econômica da região.
O município tem uma atuação marcante na indústria e comércio, com destaque para o polo de confecções de roupas, que conta com mais de 500 empresas e a indústria moveleira, conhecida nacionalmente.