O governo estadual abriu mais um processo licitatório para obra ligada ao Programa de Mobilidade Urbana. A Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) vai contratar empresa para elaboração de estudo funcional, projeto básico e projeto executivo do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para o Corredor Metropolitano Central.
O objetivo do Corredor Metropolitano Central é ligar a Quarta Ponte, esta por sua vez uma nova conexão entre Vitória e Cariacica, à Avenida Nossa Senhora da Penha. As obras estão orçadas em pouco mais de R$ 12 milhões.
Segundo a Setop, o conjunto de projetos prevê a ampliação da Rodovia Serafim Derenzi e a construção de nova via com implantação de túneis e viadutos. Aqui, especificamente, trata-se de infraestrutura para futura implantação da segunda etapa do BRT (vias exclusivas para ônibus).
Quanto à localização da nova via, túneis ou viadutos, só será possível defini-la após a conclusão do projeto contratado.
Principal obra do Programa de Mobilidade Urbana do governo estadual, a Quarta Ponte é considerada uma nova alternativa de tráfego em escala metropolitana. Estudos aponta, que ela terá uma extensa de cerca de 1.400 metros, quatro faixas de rolamento por sentido de tráfego, sendo uma das faixas de cada sentido já adaptada ao sistema BRT e faixa exclusiva para circulação de pedestres e ciclistas.
O processo de licenciamento ambiental da ponte foi objeto de audiência pública quinta (17) em Vitória. Entre os impactos nos bairros do entorno, foram apontados a alteração da qualidade do ar, o aumento do nível de ruídos, uma certa e positiva “alteração da dinâmica do mercado imobiliário”, entre outros pontos.
Foi falado ainda que em 10 anos a Quarta Ponte reduzirá em 20% as demandas pelas Segunda e Terceira pontes. O empreendimento tem custo avaliado em R$ 700 milhões.