O governo estadual criou um site para a população sugerir propostas ao Orçamento de 2015 e votar nas que considerar mais apropriadas. Foram apresentadas 121 propostas nos seis grupos temáticos e as seis mais votadas de cada grupo entraram como prioridade no orçamento do próximo ano. No grupo de mobilidade urbana, duas propostas de infraestrutura cicloviária viram prioridade.
A mais votada entre as 121 demandas, com 498 cliques, foi a que sugeriu a implantação de ciclovia na Terceira Ponte. A sugestão foi criada pelo membro do movimento Ciclistas Urbanos Capixabas (CUC), Rafael Darrouy, e atende a uma reivindicação antiga entre os ciclistas da Grande Vitória, especialmente os que usam a bicicleta como meio de transporte.
O Bike GV, ônibus exclusivo para ciclistas que cruza a ponte, é uma boa alternativa que, no entanto, ainda não contempla os ciclistas, em função do pagamento de passagem – considera-se uma contradição o ciclistas ter que pagar para andar – e dos cotidianos engarrafamentos da Terceira Ponte.
Outra proposta que entrou entre as seis do grupo Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Integração Logística foi melhoria, ampliação, iluminação, sinalização e eliminação dos hiatos entre as ciclovias existentes.
Um rápido passeio por aí, e em qualquer cidade da Grande Vitória, basta para se verificar ciclovias esburacadas e, sobretudo, que não formam entre si uma rede. Acabam sempre desembocando no asfalto, forçando o ciclista a disputar espaço nas ruas com veículos motorizados. Uma rede cicloviária estruturada é sinônimo de segurança para o ciclista.
Agora as demandas seguem para os órgãos setoriais responsáveis pelo tema tratado, sendo a seguir submetidas a uma análise de viabilidade técnico-financeira. Atestada a viabilidade, seguem para o Projeto de Lei Orçamentária. Aqui, podem ser modificada por emendas dos parlamentares e, uma vez aprovadas, são encaminhas para sanção do governador.