terça-feira, novembro 19, 2024
29.9 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Fames festeja seus 60 anos com programação gratuita

 
A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) está em festa. No dia 23 de maio, a única instituição estadual voltada para o ensino da música no Espírito Santo, completará 60 anos de uma história que vem consolidando a instituição como um dos importantes centros acadêmicos de música do país. Junto ao público que sempre prestigia e acredita no trabalho realizado por alunos e professores, a Fames vai comemorar este aniversário. Estão programados três dias de apresentações musicais diversas na sede da instituição, que fica situada à Praça Américo Poli Monjardim, nº 60, Centro de Vitória.
 
A segunda-feira (19) terá sua programação dedicada à voz, com a apresentação do Coro Curumins, grupo infanto-juvenil conhecido por sua disciplina e técnica apurada; o Coro Jovem da Fames, que tem como proposta uma nova abordagem da música popular por meio do canto coral, trabalhando em intercâmbio com outras artes, como a dança e o teatro; e o Coro Sinfônico da Fames, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de um repertório no campo da música erudita.
 
Na terça-feira (20), segunda noite de comemoração, sobem ao palco, a Banda Sinfônica da Fames (OSFA), que tem como princípio a prática da música sinfônica para orquestra; o Coral de Trombones da Fames, o grupo inclui em seu repertório músicas clássicas e populares; e a Fames Jazz Band, criada com o objetivo de tornar o repertório característico da formação “big band” de interesse popular, com conceitos acadêmicos. Além das apresentações no palco, acontecerão ainda diversas performances musicais nas salas da Fames.
 
Na quarta-feira (21), última noite de evento, as comemorações terão início com o grupo Fames MB Trio, que tem o objetivo de executar o melhor da MPB e do jazz, e também reproduzir as composições próprias dos músicos do grupo, trabalhando sempre a música instrumental; o grupo Fames Coletivo Sonorum, com formação eclética, efetua pesquisas aprimoradas e minuciosas de ritmos brasileiros com arranjos personalizados, permitindo uma grande variação de timbres de sonoridade única, com repertório de autores consagrados da MPB e músicos do nosso estado.
 
Na sequência, a grande atração das festividades, o ex-aluno da Fames, o cantor revelação do Brasil nos últimos tempos, SILVA. Para este dia, deverá ser retirado ingresso no setor de Comunicação e Eventos da Fames, a partir da segunda-feira (19). Apenas um ingresso por pessoa.
 
A história da Fames começou pelas mãos da professora de piano, Ricardina Stamato, em 1954. Ela também teve muita influência de Alceu e Vera Camargo, Áurea Adnet, Maurício de Oliveira entre outros importantes diretores desta instituição. Em todos esses anos de existência passaram pela Fames inúmeros artistas reconhecidos em suas áreas de atuação, como o maestro Jaceguay Lins, o violonista Fabiano Mayer, a cantora lírica Natércia Lopes, o grupo Brasilidade Geral, grande parte dos músicos da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES).
 
A Fames atende, em sua sede, a cerca de 1,4 mil alunos, distribuídos nos cursos de Bacharelado, Licenciatura, Curso de Formação Musical, Musicalização Infantil e Cursos de Extensão. Além dos outros 9 mil que fazem parte dos projetos Fames nas Escolas e Núcleos de Musicalização Fames, que atendem alunos de diversas cidades do Espírito Santo.
 
PROGRAMAÇÃO
 
Segunda-feira (19)
 
18h30 – Coro Curumins
 
19h30 – Coro Jovem da Fames
 
20h30 – Coro Sinfônico da Fames
 
 
Terça-feira (20)
 
17 horas – Banda Sinfônica da Fames
 
18 horas – Coral de Trombones da Fames
 
19 horas – Performance pelos corredores da Fames
 
20 horas – Fames Jazz Band
 
 
Quarta-feira (21)
 
18 horas – Fames MB Trio
 
19 horas – Fames Coletivo Sonorum
 
20 horas – SILVA

Mais Lidas