Todo o mês de dezembro, as comunidades da Serra louvam o São Benedito com muita festa. O milagre do santo que eles agradecem já é de longa data, mas ainda permanece na memória. Segundo a lenda, um navio negreiro afundou na costa capixaba, os náufragos se agarraram ao mastro do navio e pediram a proteção ao santo, que os guiou até a terra firme. Os tripulantes fizeram então uma promessa de, anualmente, homenagear o santo pela graça.
Essa história chamou a atenção do músico Zeff Matieli, que admirado com a alegria e a força dos festejos de São Bendito gravou um álbum para homenagear o santo e aqueles que o louvam. “Eu sou apaixonado pela festa, muito mesmo e acabei me apaixonando também pela Serra Sede e pelas pessoas que conheci lá. O disco é um convite à festa”, declara Zeff. Benedito Party será lançado com um show nesta sexta-feira (6), às 19h, na Má Companhia, no Centro de Vitória.
A música de Zeff reúne o tradicional com o moderno formando um som repleto de misturas e influências. Além dos diversos ritmos e instrumentos como o tambor e a casaca que compõem as músicas, as letras também reverenciam o santo. Zeff explica que a canção Três Dias é a quantidade de dias da festa, já A côrte no corte é o dia em que os mestres adentram a mata para escolher a árvore que vai virar mastro. Há também a animada Janaína e Benedito, sobre um romance entre duas entidades religiosas.
Esse é o primeiro trabalho solo do multi-instrumentista, que atualmente é o baixista da banda Adios Me Voy. A necessidade de produzir o Benedito Party sozinho surgiu quando Zeff sentiu a vontade de falar com sua própria voz sobre temas que nenhum outro parceiro musical poderia falar em seu lugar. “Quando eu percebi que podia compor, as músicas germinaram, e quando eu percebi minha voz, ela nasceu. O CD e o show são os frutos disso”.
Em parceria com Alexandre Lima, Zeff também conta que foi um grande desafio participar do processo de produção das canções também. “No processo de produção meu olhar estava bastante focado nas canções, por isso, pude colaborar com a estruturação do álbum como um todo. E é claro esse processo foi trabalhoso, mas muito prazeroso”, afirma.
Ao todo, foram cerca de quatro anos para que essa proposta se materializasse. Além da gravação, Matieli também ficou imerso nas tradições da festa, principalmente nas histórias das pessoas que vivem dela. “Minha pesquisa não foi nada acadêmica, eu queria apenas ouvir os devotos, suas promessas, o que movia sua paixão pelo santo. Já na segunda pesquisa fui às obras das minhas referencias: Lenine, Vitor Ramil, Caetano Veloso e Banda Konshaça e estudei suas peculiaridades musicais, e aí deu no que deu”, declara.
Serviço
Lançamento do CD Benedito Party, de Zeff Matieli será nesta sexta-feira (6), às 19h, no Espaço Má Companhia. Rua Professor Baltazar, nº 152 – Centro de Vitória (próximo à Rua Sete). Ingressos: R$ 15 e R$ 25 (+ CD “Benedito Party”). Pontos de venda: Kaffa Cafeteria (Jardim da Penha) e Café Bamboo (Praia do Canto)