segunda-feira, novembro 18, 2024
24.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Avanti Popolo é o primeiro longa de diretor uruguaio-israelense

 
Recém-divorciado, André (André Gatti) decide voltar a morar com o pai (Carlos Reichenbach), mas ao chegar a sua antiga casa ele não reconhece o pai que se transformou em uma figura soturna que o recebe com frieza. Andre percebe que seu pai, Carlão, nunca superou o desaparecimento de seu outro filho durante a ditadura militar e, mesmo depois de 30 anos, continua a esperá-lo.
 
Avanti Popolo aborda essa relação conturbada entre pai e filho. Na trama, a reclusão de Carlão, que se limita a apenas interagir com sua fiel cachorra chamada Baleia, começa a incomodar André, que resolve fazer algo para animá-lo. Com a intenção de se aproximar do pai, André descobre uns velhos rolos de Super-8mm, filmados pelo irmão antes de ele desaparecer, e decide projetar um deles. 
 

 
Seu pai, entretanto, recusa-se a ver as imagens e reviver o passado. Durante o drama, podemos ver essas imagens filmadas em super 8, que se misturam a narrativa do filme. As imagens antigas mostram eventos familiares banais, que acabam por revelar o contexto que aquela família vivia. 
 
O filme é dirigido por Michael Wahrmann, artista Uruguaio-israelense, radicado em São Paulo. No elenco, há a atuação comovente de Carlos Reichenbach, cineasta que morreu em 2012. Avanti Popolo teve sua primeira sessão no Festival de Brasília, em 2013, onde ganhou os prêmios de direção, ator coadjuvante (Reichenbach), da crítica.
 
Serviço
 
Avanti Popolo (Idem, Brasil, 2014, 75 minutos, 14 anos)
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 2. 16h

Mais Lidas