terça-feira, novembro 19, 2024
23.8 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Centro cultural UDU realiza terceira edição do Menos Um Dia

Desde o começo, o centro cultural Underground do Underground (UDU) se firmou por um estilo de desenvolvimento independente. A reforma da casa, que hoje serve de sede para os quatro coletivos que compõem o grupo, foi feita por financiamento coletivo, por meio da plataforma do Catarse. O UDU arrecadou mais R$ 4 mil e pôde colocar em prática suas ideias. 
 
Os quatro coletivos que ocupam o espaço são a Camarão Filmes, grupo de produtores audiovisuais que desenvolveu o curta Confinópolis – a terra dos sem-chave, premiado em festivais fora do Brasil e no Vitória Cine Vídeo de 2012, como melhor curta capixaba; a Ethos, um coletivo multimídia, que também atua nos meios audiovisuais com uma abordagem documental do ponto de vista artístico; a Editora Intuitiva, que já publicou por meio de lei de incentivo, mas ultimamente encontra-se independente; e A Crimes Pela Juventude, o mais antigo dos grupos, que existe desde 2004 e atua de forma contínua nos mais diversas formas de expressão: organização de shows de bandas nacionais e internacionais, promoção de bandas locais, publicação de zines, produção e distribuição de discos.
 
O centro vem se autogerindo por meio de eventos que misturam música, exposições e venda de revistas, zines, DVDs e CDs. Neste sábado (14), a partir das 17 horas, acontece a 3ª edição do Menos Um dia, que promove atrações musicais, artísticas e ações de iniciativas independentes. “Pensamos em um evento que envolvesse diversos conteúdos artísticos e que não ficasse limitado ao entretenimento, para podermos ter um lado artístico e político também. Por isso temos a galeria, espaço para projeção de vídeos, além das banquinhas de culinária e de venda dos nossos produtos”, explica Heithor Riquette, membro do UDU.
 

 
Ele também diz que o grupo está aberto para acolher outros produtores culturais que queiram expor ou se apresentar. “Sabemos que em Vitória existem poucos espaços que dão essa abertura, por isso, estamos sempre recebendo propostas”. 
 
Nessa 3ª edição do Menos Um dia, o músico carioca Lê Almeida irá se apresentar com a sua banda. O cantor está comemorando os dez anos do seu selo musical Transfusão Noise. Heithor conta que o próprio Lê Almeida se propôs a vir e o grupo fechou uma parceria legal para ambos os lados. O Centro cultural UDU também recebe o músico capixaba Fabrício, que comemora um ano do lançamento do seu primeiro EP Desajeito.
 
“O Lê Almeida tem um trabalho parecido com o nosso. Ele tem um selo independente que grava bandas com a estética lo-fi, além de também ser músico e artista”.

O cantor vem a Vitória não só para mostrar suas canções, mas também suas obras artísticas. A exposição Cracolagem irá ocupar a galeria do UDU. “São basicamente colagens de revistas, livros, cartazes de diversos tamanhos e estilo, que ele usa também em outros trabalhos como capa de discos”, explica Heithor. 

 
 
Produção alternativa 
 
O espaço UDU nasceu da necessidade desse grupo de artistas darem vazão às suas produções e devido à dificuldade de encontrar espaços democráticos em que eles pudessem trabalhar com total liberdade. “Já organizei muitos show de hardcore e punk em Vitória, mas a propostas que os espaços privados nos ofereciam eram muito injustas e nós só tínhamos prejuízo”, lembra Heithor.
 
Além da música, os artistas queriam um lugar para expor seus trabalhos e a oportunidade de trabalhar com curadoria e autogestão. “A experiência com o UDU tem sido muito proveitosa, entretanto, não é fácil. O grupo tem se organizando para suprir novas demandas e corrigir erros. Acabamos ficando muito focados nos eventos, queremos voltar a se dedicar às nossas produções autorais”, diz Heithor. 
 
Entre os novos planos está conseguir uma nova forma de financiamento, já que todo o dinheiro do catarse foi destinado à reforma da casa. Além disso, promover cada vez mais parcerias com outros coletivos, já que o grupo sempre trabalhou em conjunto. “Todos nós temos essa ideologia do 'faça você mesmo', nos reunir para construir algo em comum foi muito natural”.
 
Serviço
 
A 3 edição do evento Menos Um dia, com apresentação de Lê almeida (RJ) e Fabricio (ES) acontece neste sábado (14), a partir das 17 horas, no Centro cultural Underground do Underground. Rua João Balbi, 25, Bento Ferreira, ao lado da Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na Avenida Vitória. Entrada Franca.
 
 

Mais Lidas