Um dos clássicos da literatura mundial, Ulysses, do escritor James Joyce, será lembrado nesta segunda-feira (16) na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi, a partir das 19 horas, com leituras, pequenas exposições e exibições de vídeos.
As atividades fazem parte do Bloomsday, (Dia do Bloom), nome do personagem principal da obra, Leopold Bloom, que faz referência ao dia em que acontece a história do livro: 16 de junho de 1904.
Em Dublin, na Irlanda, onde o escritor nasceu, a data virou feriado. Em Vitória, o dia é comemorado desde 2010, na Fafi, com uma roda de conversa que conta com a participação de admiradores do texto de Joyce. O bate-papo deste ano terá a presença de Wilson Coelho, o escritor e artista plástico Gilberto Chaudanne, o poeta Wladimir Cazé, Rosane Morais e Alessandro Darós, entre outros. A programação é aberta a todos os interessados.
Clássico
Ulysses é um livro do escritor irlandês James Joyce que recria a Odisséia, de Homero, que trata das aventuras de Odisseu ou Ulysses, que, de acordo com a mitologia grega, é aquele que sofre o rancor dos deuses.
Joyce adapta essa história para Dublin e faz com que a personagem principal, Leopold Bloom, tal como Ulysses, supere obstáculos e tentações até retornar ao apartamento onde sua mulher o espera. A obra é considera um dos maiores clássicos da literatura do século XX.
Serviço
Bloomsday ou percurso de Ulysses será comemorado nesta segunda-feira (16), às 19 horas, na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi – avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro