quarta-feira, dezembro 25, 2024
25.5 C
Vitória
quarta-feira, dezembro 25, 2024
quarta-feira, dezembro 25, 2024

Leia Também:

Tal e qual???

Causou espanto a recente declaração de Hillary Clinton, de que quando Bill desocupou a Casa Branca, dando a vez para Obama,  em 2001, eles estavam “dead broke”, ou seja, quebradinhos da silva. Podemos nós, pobres brasileiros massacrados por um dos mais altos níveis de corrupção do mundo, entender que um presidente americano deixe o governo soterrado em dívidas?  Como disse Shakespeare, há mais mistérios….
 
Ah, o caso Monica! Honorários de advogados deixaram o casal enterrado em uma dívida  de US$ 12 milhões. Que sirva de lição para outros  presidentes que andam pulando a cerca.  Mas tudo acabou bem – desde então, o casal ganhou mais de 100 milhões em conferências e venda de livros, e ele tem uma pensão vitalícia de US$ 17 mil mensal  como presidente aposentado. Os especialistas de plantão calculam que hoje a fortuna do casal  esteja em torno de  $55 milhões.
 
A Wall Street publica em seu sítio eletrônico uma lista anual da saúde financeira de todos os ex-presidentes, corrigindo o que possuíam para valores atuais. Clinton está no 11º. lugar da lista, sendo oito vezes mais rico que Obama, com 7 milhões, pegando o 21º. lugar.  O mais rico de todos foi Kennedy, outro mulherengo, mas já era muito rico ao chegar lá, sendo hoje o único que estaria na casa do  bilhão de dólares.  
 
O segundo lugar vai para George Washington, com a fortuna calculada em mais de 500 milhões. Outro presidente que saiu pobre da Casa Branca foi Ulysses Grant,  e também foi salvo pelo sucesso de sua biografia. E como nenhum deles chegou pobre ao poder, Clinton e Grant podem entrar para o Guiness como os únicos presidentes no mundo todo que entraram ricos e saíram pobres, ao contrário de tantos outros que a gente conhece por aí…
 
Em havendo presidentes, as esposas também se destacam.  Dá pra acreditar? Martha Washington não apoiou a candidatura do marido e não compareceu à posse do cargo.  Elizabeth, esposa de James Monroe, é considerada uma das mais belas primeira-damas, mas não era muito estimada – muito rica e sempre no rigor da moda, o povo a considerava elitista. Elizabeth teve um importante papel em livrar Madame de Lafayette da guilhotina, na Revolução Francesa.
 
Louisa, esposa de Quincy Adams, é a única primeira-dama nascida no exterior. Ela  escreveu dois livros nunca publicados, um deles chamado “As aventuras de uma maria-ninguém”. Mary, esposa de Lincoln e sempre votada a mais odiada primeira-dama, era também muito rica, mas o marido aparece na lista como um dos presidentes mais pobres. Mary era muito gastadeira,  e o filho a internou em um asilo. Foi salva pela primeira mulher advogada do país.
 
Lucy, esposa de Rutherford Hayes, foi a  primeira primeira-dama com diploma universitário, e ficou conhecida por Lucy  Limonada, porque baniu bebidas alcoólicas da Casa Branca.  Helen, esposa de William Taft,  foi a primeira a dar entrevista à imprensa, e foi sua ideia plantar as famosas cerejeiras do Japão em Washington. As 3.000 mudas foram doadas pelo prefeito de Tóquio.  

Mais Lidas