“…nem rio/ e nem flor/ e nem zagaia por enquanto/ e nem mesmo poesia./ Só tambor ecoando como a canção da força e da vida…”. Esses versos do poeta moçambicano José Craveirinha serão um dos poemas recitados no 1º Sarau Afro Tons. O evento vai envolver literatura, música, artesanato, performances entre outras artes do universo africano e afro-brasileiro.
O evento é uma iniciativa da professora e doutoranda em estudos literários Cibele Verrangia. A pesquisadora conta que sua relação com a literatura africana vai muito além dos seus estudos acadêmicos e começou muito cedo. “Sou afro descendente e tenho na memória as histórias que meus pais e meus avós contavam e meu interesse pela literatura africana de língua portuguesa foi natural na graduação”, afirma.
Ela também destaca que o evento é uma forma de incentivar o cumprimento da Lei 10.693/03, que estabelece o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e africana nas escolas. A lei já completou 11 anos, mas de fato ainda não saiu do papel.
Com a iniciativa de incentivar a inclusão desse ensino nas escolas, Cibele decidiu organizar um momento para que os nomes da literatura africana sejam conhecidos e admirados. O Sarau Afro Tons nasceu dessa necessidade. “O sarau é um espaço de socialização e de troca de experiências artísticas, por isso escolhi esse formato que é mais descontraído”, explica Cibele, que já organizou eventos parecidos durante o Mestrado, que foi focado na literatura Angolana.
Neste sábado (21), a partir das 18h, o Sarau Afro Tons contará com um varal repleto de textos que os convidados poderão pegar e ler. Alguns nomes que estarão pendurados são os dos angolanos Manuel Rui, Ana Paula Tavares, Agostinho Neto e dos moçambicanos Mia Couto e Noêmia de Souza. Entre os brasileiros estarão Castro Alves, Cuti, Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus.
Além dos poemas, também haverá música com a apresentação de Maikel, que interpretará canções de Jorge Bem, Clara Nunes, Cartola e um repertório autoral.
“Precisamos nos apropriar desse material artísticos que também faz parte da história e da cultura brasileira”, afirma Cibele. O Sarau Afro Tons vai acontecer no espaço criativo Casa Vermelha. O local é de responsabilidade da produtora cultural Edilamar Fogos de Deus, que além de seu escritório, está começando a transformar a casa em um espaço cultural para eventos, espetáculos, ensaios.
Serviço
O Sarau Afro Tons acontece neste sábado (21), às 18h, no Espaço Criativo Casa Vermelha. Rua Dom Fernando, 246, Centro de Vitória, em frente a Cúria Metropolitana (antigo convento de São Francisco). Entrada Franca.