quinta-feira, dezembro 26, 2024
28.3 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Acordo entre PSB e PSDB avança em Minas e definição no Estado é adiada

A Executiva tucana no Estado se reuniria na manhã desta quinta-feira (26) para traçar os rumos do partido na eleição deste ano. Mas um novo freio de arrumação veio da nacional do PSDB e o encontro foi adiado. A expectativa do mercado político nos últimos dias era de que a ida dos tucanos para o palanque do ex-governador Paulo Hartung (PMDB) era iminente, mas o avanço das conversas em Minas Gerais entre tucanos e socialista pode trazer novidades às articulações capixabas.

Aécio teria suspendido o encontro da Executiva, justamente por causa do avanço das articulações desde a convenção do PSB, no último sábado (21). Os socialistas que foram para o encontro com a certeza do lançamento da candidatura do deputado federal Júlio Delgado ao governo, saíram da convenção acreditando em uma composição com a candidatura do tucano Pimenta da Veiga.

Essa mudança seria fruto da interferência do governador do Estado, Renato Casagrande, nas conversas em Minas. Com forte influência no PSB Nacional, o governador capixaba teria agido no desarme da candidatura do PSB em Minas. Em contrapartida, o PSDB capixaba fecharia acordo para ingressar no palanque de reeleição de Casagrande, ocupando a vaga ao Senado, com o ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas.

Nessa terça-feira (24), o secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira afirmou à imprensa nacional que uma reunião teria definido os próximos passos do lançamento da candidatura socialista no Estado e que esperava a confirmação da candidatura de Julio Delgado antes mesmo do próximo dia 30.

Mas o adiamento da reunião da Executiva do PSDB capixaba realimentou o desejo da maioria no ninho tucano no Estado de caminhar com o palanque de Casagrande. Caso o acordo em Minas não dê certo, o PSDB deve retomar o acordo com o ex-governador Paulo Hartung, que estaria oferecendo a vice para o partido.

Mas em vez do deputado federal César Colnago, como vinha sendo articulado nos últimos dias, o nome escolhido pelo ex-governador, como mostrou a coluna Socioecônomicas desta quarta-feira, seria o de Guerino Balestrassi. O acordo deixaria de fora, Luiz Paulo, já que a deputada federal Rose de Freitas é a candidata da chapa para o Senado pelo PMDB.

O PSDB realiza convenção partidária na Câmara de Vitória, nesta segunda-feira (30), último dia para realização dos encontros pelo Calendário Eleitoral. O partido pretende chegar até evento com a definição de seu rumo na eleição deste ano.

Mais Lidas