quinta-feira, dezembro 26, 2024
28.3 C
Vitória
quinta-feira, dezembro 26, 2024
quinta-feira, dezembro 26, 2024

Leia Também:

Rose de Freitas aposta na bandeira municipalista para disputa ao Senado

O clima na chapa majoritária do PMDB era o melhor possível na convenção do partido na manhã deste domingo (29). Foi a própria deputada Rose de Freitas quem fez questão de passar para o público presente que as incompatibilidades entre ela e o ex-governador Paulo Hartung não estarão presentes na eleição deste ano.

Na chegada ao evento, ao ser questionada se iria pedir votos a Hartung, a deputada federal foi enfática: “Claro! Deslealdade não faz parte da minha história”. Nos dois mandatos do ex-governador, os meios políticos assistiram aos vários problemas internos e nas bases entre as duas lideranças do partido.

 

Em sua fala na convenção, Rose tocou na ferida, mas afastou qualquer problema entre os dois candidatos. Afirmou que muitas vezes foi dito que ela e Hartung não se falavam, mas rebateu, afirmando que eles sempre se falaram, quando necessário. Rose também abordou a falta de interlocução entre o governo do Estado e a bancada federal, o que dificulta a defesa dos interesses do Espírito Santo em Brasília.

A deputada também deixou claro qual será sua bandeira na campanha. Tendo mais de 50 prefeitos em sua base política, vai levar a pauta municipalista para o debate, sem se afastar, segundo ela, dos temas mais amplos, como a retomada do aeroporto de Vitória.

Rose de Freitas pode ser a primeira mulher eleita pelo Espírito Santo para o Senado, caso obtenha êxito na disputa. Ela destacou a resistência ao voto feminino no Estado, como uma expressão cultural, que para a deputada deve ser vencida com o exercício da cidadania. Ela destacou que foi a primeira mulher a sentar à Mesa Diretora no Congresso Nacional, em 180 anos de existência.

Ela salientou, porém, que a eleição majoritária é bem diferente da disputa proporcional. Deputada federal no sexto mandato, ela reconhece a dificuldade, mas se mostra empolgada com o novo desafio, que em sua visão é uma versão política muito mais voltada para a defesa do Estado, mas tem a mesma responsabilidade.

Em sua fala, a deputada alfinetou um dos principais concorrentes ao cargo, o delegado Fabiano Contarato (PR), ao declarar que “trânsito não é bandeira porque trânsito é questão de educação”, afirmou. Contarato tem como principal bandeira o rigor nos crimes de trânsito, tem um bom desempenho nesse período pré-eleitoral com a população, e promete dar trabalho aos planos da peemedebista.

Mais Lidas