O corpo docente do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Estado (Ufes) promove, nesta quarta-feira (16) no campus de Alegre, no sul do Estado, um seminário para debater a autonomia de instituições de ensino superior, partindo da proposta de desmembramento do CCA.
A proposta de desmembramento foi lançada por um grupo de professores do CCA durante a última paralisação de 24 horas dos docentes da Ufes, ocorrida em maio deste ano.
Durante o encontro, os professores vão debater experiências de outras instituições com o desmembramento e as implicações dos diferentes processos de emancipação sofridas por algumas universidades do País. Os docentes convidaram para o encontro professores que vivenciaram esta realidade em outras universidades.
Um dos convidados a falar no seminário “Centro de Ciências Agrárias/Ufes: delineando novos rumos para o sul capixaba” é o reitor da escola de agronomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Gabriel Soledade Nacif, que vai contar como foi a emancipação da unidade que se transformou no a Universidade do Recôncavo da Bahia.
Além de Paulo Gabriel também foi convidada a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria José da Silva, que vai mostrar a trajetória do Campus Avançado de Catalão, que se denomina atualmente Regional Catalão da UFG.
Mesmo que o processo de emancipação tenha de passar pelo crivo do Ministério da Educação (MEC), do Congresso Nacional e da Presidência da República, o corpo docente quer entender como se dá todo o processo antes de iniciar o debate com toda a comunidade acadêmica sobre a possibilidade ou não de emancipação.