terça-feira, novembro 19, 2024
23.8 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

I Semana da Juventude traz shows e atividades culturais e esportivas

Nesta sexta-feira (18) será realizada a abertura da I Semana da Juventude, evento que comemora o Dia Municipal da Juventude. A iniciativa é da Prefeitura de Vitória. O prefeito Luciano Rezende (PPS) fez um pacto em defesa da juventude, prometendo que sua política seria voltada para a valorização e incentivo das práticas culturais e políticas da juventude capixaba. 
 
A I Semana Municipal da Juventude, que acontece entre os dias 18 e 26 de julho, traz uma programação variada e espalhada por diversos pontos da Capital. Durante a abertura nesta sexta-feira (18), às 18 horas, no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé, será entregue o Plano Municipal da Juventude à Câmara de Vereadores. A consolidação do plano é considerada um marco para a juventude de Vitória. Dentre os objetivos do plano, está incorporar integralmente os jovens ao desenvolvimento do município de Vitória não somente como beneficiários, mas também como sujeitos ativos.
 
O evento é realizado pela Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid). Segundo o Secretário Marcelo Nolasco, as atividades artísticas, culturais e esportivas que a Semana oferece são fundamentais para integrar os jovens da Grande Vitória. Nolasco entende que é necessário muito mais para o jovem participar mais ativamente da vida política da cidade. 
 
Um fato alarmante é que o Espírito Santo continua sendo o 2º estado brasileiro onde mais mata jovens, de acordo com o Mapa da Violência 2013. “Para diminuirmos esses índices, nós temos investido cada vez mais em programas de inclusão e cursos profissionalizantes para oferecer oportunidades aos jovens. Acreditamos no jovem como protagonista da criação artístico e cultural e, portanto, oferecemos ferramentas que possam fomentar essas práticas”, diz o secretário. 
 
Entre os equipamentos que a Prefeitura de Vitória oferece à juventude estão Núcleo Afro-Odomodê, o Centro de Referência da Juventude, o projeto Estação Juventude, a Casa da Juventude, o programa Pró-jovem, o Projeto de intervenção urbana A Arte é Nossa, além do Conselho Municipal de Juventude que tem por finalidade estudar, analisar, discutir, formular, propor, avaliar e articular políticas públicas de juventude, tendo em conta o caráter transversal dessas políticas. 
 
Para integrar a programação foram convidados diversos produtores culturais independentes e que fazem parte desses projetos. No sábado (19), a partir das 13 horas, acontecerá um passeio de barco pelo canal da Ilha de Vitória, com chegada no Tancredão, em Mário Cypreste. No local, acontecerá o Mix Cultural, com shows de Eliah Oliver, Olhar de Sedução, Preta Roots, MC TIM Funk da Paz, Leandro Melo e Banda, Banda Moana e Sol na Garganta do Futuro.
 
O Mc Tim, responsável pelo projeto Funk da Paz e também membro do Conselho Municipal e Estadual de Juventude, vê a I Semana da Juventude como uma vitória da luta em prol dos jovens capixabas. “É uma conquista de anos de luta, com o Plano Municipal e a Semana da Juventude começamos uma nova fase que será garantida pelos próximos quatro anos. Vamos fiscalizar para que as demandas que os jovens inseriram no documento sejam cumpridas”, diz o Mc.
 
O artista acredita que a música e, principalmente o funk, tem poder transformador, mas muitas vezes o jovem encontra barreiras para produzir. Mc Tim tem experiência com o Projeto funk da Paz e desde 2007 promove ensaios e oficinas de funk para jovens de comunidade. O projeto foi contemplado pelo Rede Cultura Jovem em 2011 e esse foi um momento muito importante para o grupo que pode ampliar as atividades do Funk da Paz. Atualmente, o projeto encontra algumas dificuldades para captar recursos. 
 
“Ainda há preconceito com funk, pouca valorização do artista local e muita burocracia nos editais municipais e do governo. O jovem que está começando precisa de apoio e projetos específicos que entendam a sua realidade”, diz o Mc. 
 
Além de música, o esporte o lazer também estão na programação da Semana. No domingo (20) acontece o 1º Campeonato Amador de Skate, a partir das 13 horas, na Área para Skate da praia de Camburi. Ao todo, cerca de 100 atletas de diferentes categorias – “Amador”, “Iniciante”, “Mirim” e “Feminino” – estarão na disputa.
 
No penúltimo dia do evento, na próxima sexta-feira (24) haverá um debate com Coletivos Juvenis, às 18h, no Centro de Referencia da Juventude. O músico e produtor cultural, Daniel Morelo, vai representar o Assédio Coletivo e irá abordar o despertar da juventude. “Como produtor cultural, eu sempre procuro incentivar a participação da juventude, que deve movimentar a cultura e ocupar a sua cidade. Estou esperando que o público compareça e que de fato o evento atinja aos jovens”, diz Daniel. 
 
Apesar de reconhecer as iniciativas do município e do Estado, Daniel ainda percebe que a interlocução do jovem com o poder público ainda é difícil. “Ainda vemos a violência aumentar aqui no Estado e o jovem continua desamparado. A semana da Juventude e os programas de educação e cidadanias são importantes e representam um começo nessa mudança, mas ainda precisamos ouvir mais o que o jovem tem a dizer”, completa. 
 
O produtor cultural também destaca a importância do jovem se movimentar por si só e ocupar todos esses equipamentos que o poder público oferece, além de exigir recursos para realizar seus próprios projetos, “só assim vamos mudar a nossa realidade”. 
 
A I Semana Municipal de Juventude seguirá com oficinas, apresentações culturais, palestras, exibição de filmes e vídeos, além de batalha de passinhos. O encerramento das atividades será no dia 26 de julho, a partir das 16 horas, no Circuito Cultural, em São Pedro. Confira a programação completa da Semana da Juventude

Mais Lidas