segunda-feira, novembro 18, 2024
24.9 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Alfredo Chaves recebe audiência pública sobre plano da Bacia do Benevente

Nesta quinta-feira (14), será realizada na Câmara Municipal de Alfredo Chaves (sul do Estado), a partir das 18h30, a 3ª Reunião Pública do Plano de Recursos Hídricos (PRH) da Bacia Hidrográfica do Rio Benevente. Durante o encontro, será apresentado o Cenário de Enquadramento da Bacia, com as ações e intervenções necessárias para garantir a disponibilidade de água, em qualidade e quantidade, para seus diversos usos atuais e futuros.
 
O rio Benevente nasce em Alfredo Chaves, na Serra do Tamanco, distrito de São Bento de Urânia e tem sua foz no município de Anchieta, onde forma um manguezal. Além de banhar totalmente a área dos dois municípios, também passa por Guarapari, Iconha, Piúma e Marechal Floriano. 

A Bacia Hidrográfica do Rio Benevente possui área aproximada de 1.207 quilômetros quadrados. As principais fontes potenciais de degradação da bacia são o esgoto doméstico, efluentes industriais, pecuária, silvicultura e agricultura. 

O Plano de Recursos Hídricos é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio Benevente e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo. Do comitê, faz parte a Samarco Mineração – uma das principais poluidoras do sul do Estado, que opera em Anchieta com quatro usinas de pelotização e capta à exaustão águas do Benevente para uso em seu processo produtivo. A Samarco também é acusada de despejar metais pesados na Lagoa de Mãe Bá e de ultrapassar os limites máximos de emissões atmosféricas.

 
Além da poluição do ar, a empresa inviabilizou a pesca artesanal na região, com a instalação de seu porto em Ubu e é acusada de se apropriar indevidamente da água do Benevente para uso em sua escala industrial. Os pescadores da região prometeram se fazer presentes nesta terceira reunião.

 

Mais Lidas