terça-feira, novembro 19, 2024
23.9 C
Vitória
terça-feira, novembro 19, 2024
terça-feira, novembro 19, 2024

Leia Também:

Dança é usada como metáfora para conflitos amorosos

 
Ao invés do clássico triangulo amoroso, Tango Livre aborda um peculiar quadrado amoroso no qual três homens disputam o amor de uma mulher. Jean-Christophe (François Damiens) é um agente penitenciário que nas horas vagas frequenta aulas de tango, em uma dessas aulas, ele conhece Alice (Anne Paulicevich) e logo se apaixona. Mais tarde ele descobre que Alice é casada com um dos detentos, Fernand (Sergi López), e também possui um amante, Dominic (Jan Hammenecker), que é amigo do marido. 
 
O diretor Frédéric Fonteyne, que dirigiu o cult Uma Relação Pornográfica (1999), utiliza o Tango para ilustrar esses conflitos amorosos e as trocas de pares. A dança argentina é também o fio condutor da história e funciona quase como mais um personagem que une todos os quatro apaixonados. 
 

 
Tímido e desajeitado, Jean-Christophe não representa nenhuma ameaça a Alice e seus dois companheiros. Mas aos poucos o agente vai conquistando seu espaço, quando um dos dois briga com a mulher. Com ciúmes, Fernand pede que um de seus amigos de cela lhe dê aulas de tango para ele surpreender Alice. As aulas rendem momentos engraçados nos quais os guardas não sabem como reagir quando veem os presos dançando juntos. 
 
Essa peculiar história de amor parece apontar para um final previsível, mas surpreende ao final. Tango Livre foi vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza em 2013
 
Serviço
 
Tango Livre (Tango libre, França/Bélgica, 2014, 100 minutos, 16 anos)
 
Cine Jardins – Shopping Jardins: Sala 1. 19h20

Mais Lidas