sexta-feira, novembro 29, 2024
32.7 C
Vitória
sexta-feira, novembro 29, 2024
sexta-feira, novembro 29, 2024

Leia Também:

Sindiupes: eleição deve ser finalmente resolvida na 5ª

Engana-se quem pensa que já terminou o imbróglio na eleição para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes), cuja votação aconteceu nos longínquos dias 28 e 29 de agosto. O pleito está desde o dia 6 de setembro nas mãos da Justiça, que marcou para a próxima quinta-feira (18) uma audiência para, teoricamente, definir a questão. Ela será realizada na 1ª Vara da Justiça do Trabalho.

 
O pleito, que é disputado por dois grupos, foi marcado por diversas acusações de que a Comissão Eleitoral estaria favorecendo a Chapa 2 – “Ousar, Lutar, Vencer”, ligada à direção estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Durante a apuração dos votos, a Chapa 1 – “Um novo tempo para avançar na luta” colocou o processo na Justiça, pedindo a contagem dos votos de nove urnas impugnadas, assim como dos quase mil votos feitos em separado – ou seja, por professores fora de sua zona oficial de votação –, além da destituição da Comissão Eleitoral.
 
A eleição está nas mãos da Justiça desde o dia 6 de setembro e, desde lá, diversas reuniões entre as chapas, assim como audiências, foram feitas para tentar buscar o consenso. A tentativa foi frustrada no último dia 20, quando se encerrou por ora a tentativa de acordo e a decisão passou às mãos da Justiça, com a apresentação de defesa pela Chapa 2.
 
Na audiência da próxima quinta, a decisão final deve ser tomada. De duas, uma: ou as chapas finalmente resolvem um consenso, ou a Justiça vai tomar a decisão sozinha.

Mais Lidas