Depois de ser a proposta de iniciativa popular mais votada no site do Orçamento de 2015 com 498 cliques, o que lhe conferiu a qualidade de prioridade, e de ter sido apresentada ao governador Renato Casagrande (PSB) a entidades cicloativistas no Palácio Anchieta, o projeto de uma ciclovia começou a tomar forma nessa terça-feira (16) com a publicação do edital no Diário Oficial.
O documento determina a elaboração de estudo de concepção e viabilidade técnica, projeto básico e projeto executivo para a construção de passeios e ciclovias na ponte. Os envelopes serão abertos no dia 31 de outubro. O valor da licitação é de R$ 2.160.845,29.
A ciclovia atende a uma reivindicação antiga entre os ciclistas da Grande Vitória, especialmente os que usam a bicicleta como meio de transporte. Para os ciclistas, o único meio formal de atravessar a ponte é o ônibus Bike GV, que, no entanto, ainda não satisfaz os ciclistas, em função do pagamento de passagem – considera-se uma contradição o ciclista ter que pagar para andar – e dos engarrafamentos.
Se sair, a ciclovia na ponte não será atribuída apenas à mobilização virtual no site do Orçamento. Pelo menos desde 2009 ciclistas atravessam a ponte em pedaladas e bicicletadas para cobrar das autoridades a instalação de estruturas que acolham não apenas os carros. Não à toa, em matéria da ESPN Brasil, foi chamada de Muro de Berlim dos Capixabas.