A atuação dos coletivos na cena cultural da Grande Vitória é o que vem mantendo a cidade cada vez mais viva e humanizada. Cada grupo possui a sua própria linguagem e a sua forma promover a arte e a cultura, seja ocupando os espaços públicos, firmando parcerias, promovendo eventos ou fazendo pressão nos governantes para exigir políticas culturais que contemplem os interesses da sociedade.
A fim de potencializar ainda mais a conexão desses grupos, o portal DNA urbano desenvolveu uma nova ferramenta para mapear os coletivos da Grande Vitória. O objetivo é criar um documento público no qual haja o nome, a descrição e o contato de todos esses coletivos. “Vamos abrir um espaço dentro do site para o cadastro dos coletivos, depois vamos filtrar esses dados e deixar essas informações livres para qualquer um acessar”, explica Adriano SmokeIce, um dos organizadores do evento.
Para divulgar essa nova funcionalidade dentro do site, a equipe do DNA Urbano irá promover um evento neste sábado (20), na sede do Instituto TamoJunto, cheio de arte, comunicação, música e cultura em sua programação. O Meu DNA é Urbano irá contar com performances, apresentação de dança, exposições e muito rap.
A demanda para o mapeamento dos coletivos partiu de fora do coletivo DNA Urbano, que recebiam muitos pedidos e dúvidas sobre os coletivos locais. “Devido a isso, acabamos criando alguns documentos, mas era apenas de uso pessoal. A partir disso resolvemos criar esse espaço para que as informações possam circular livremente e o contato entre os realizadores e o público fosse facilitado”, diz Smolkelce, que acredita que a partir desse novo banco de dados os coletivos iram começar a se comunicar mais e a promover mais parcerias.
O site foi contemplado pelo edital de Coletivos Juvenis, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e essa nova plataforma do site é apenas um das novidades que o DNA Urbano preparou para este ano. Para o sábado, a equipe já começa a mostrar que o grupo está em uma nova fase.
O evento Meu DNA é Urbano também será um espaço voltado para o lançamento de produtos culturais de outros coletivos e grupos. O Coletivo Muruí irá lançar a versão piloto de sua revista online e o Assédio Coletivo lançará a Coletânea Tarde no Bairro 2012/2013, com 45 músicas autorais de bandas daqui do estado. Já a equipe do DNA Urbano lançará o vídeo Sammuca05, no qual o músico fala sobre vários aspectos de sua vida e carreira musical.
O Projeto Boca a Boca estará presente comandando uma batalha de MCs, com apresentação do MC Jack da Rua. O grupo de dança Underground Funkers levará um pouco de dança de rua para o evento. Além disso, Ronaldinho MC realizará uma performance poética durante um dos intervalos da batalha.
O evento conta, ainda, com exposições artísticas de Isabela Bimbatto e Iago Amaral, do Marcelo Pitaxá e do Voodoo Art Attack. Os artesanatos e as criações do Coletivo Aprender Cultura, também, serão expostos no dia. A Manga Loca TattooShop (tattoos e piercings), a Hip Hop Proceder Pcd (roupas e acessórios) e a Erva Doce Veg (alimentação vegana) irão vender seus produtos no local. Além disso, serão sorteadas duas tatuagens, no valor de R$ 150 cada.
Tudo isso acontecerá na sede do Instituto TamoJunto, grande parceiro e sede do portal DNA Urbano. “Escolhemos esse local por que ele já é significativo para nós, mas ainda funciona apenas como um escritório. Queremos trazer as pessoas para cá para que elas preencham o local com muito afeto. Esperamos que o evento de visibilidade ao espaço e que ele seja ocupado por mais iniciativas independentes, queremos fazer do lado de fora o que fazemos dentro do site que é unir as pessoas e fortalecer a rede”.
DNA Urbano
Criado em dezembro de 2009, o DNA Urbano é um site que visa a potencializar diferentes vertentes da cultura juvenil urbana do Espírito Santo. Atualmente, ele é formado pelo fundador do coletivo, Smoke Ice; pelas assistentes sociais, Órion Flores Leal e Andréa Ataide; pela artista Karen Valentim; pela jornalista Isabella Mariano; e por Felipe Araújo, que contribui como cinegrafista e fotógrafo para o site.
Trata-se de um espaço virtual de publicação de conteúdos direcionados ao público jovem no contexto da cidade. O site, também, possibilita a interlocução entre atores sociais, produtores de arte urbana e consumidores de informação de diversos territórios do estado.
Serviço
Meu DNA é Urbano acontece neste sábado (20), a partir das 16h, no Instituto TamoJunto. Rua General Câmara, nº 98, Praia do Suá, Vitória/ES. Entrada Franca